São pouco mais de 350 dias até as eleições municipais de 2024. Na urna, hora de definir quem serão as vereadoras e vereadores e as prefeitas e prefeitos. Alguns municípios poderão ter os chefes de Executivo na disputa por reeleição, o que já faz desenhar cenário bem previsto. Em outros é certo que haverá renovação pois os atuais mandatários estão em segundo mandato.
É o caso de Novo Hamburgo, que tem situação bem indefinida. Pelo acordo de 2020 o MDB, da prefeita Fátima Daudt, teria prioridade para indicar o candidato. Lembro que ela se reelegeu pelo PSDB. Mas teve cisão e os tucanos iniciaram conversas com PSD, PP e Republicanos. Mais tarde se reuniram com o PL. Mas quem será o candidato?
O PL diz que nos próximos dias apresenta nome de impacto e já trabalha com Juliano Souto e Leandro Scheffel. O Republicanos tem o deputado estadual Delegado Zucco, sempre bem lembrado nas pesquisas. O vereador Raizer Ferreira se apresenta pelo PSDB e o também vereador Gustavo Finck pelo PP. Não dá para ignorar as citações do deputado federal Lucas Redecker nas pesquisas.
Seis nomes, duas vagas – caso o frentão se confirme – mas não creio que algum desses será candidato. Ainda acredito que os líderes buscarão a “bala de prata”.
Ah, ia esquecendo o MDB: o partido espera pelo secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes, que também é aguardado por lideranças de Campo Bom, onde já foi prefeito por três mandatos.
Para finalizar, o único partido já decidido é o PT, que anunciou a pré-candidatura de Fufa Azevedo durante convenção municipal.
Lüders e Gaúcho da Geral falam sobre o Sinos
O vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders (Cidadania), se reuniu nesta quarta-feira, 18, com o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) para apresentar a necessidade da realização de estudos de vazão da Bacia do Rio dos Sinos. A proposta já foi encaminhada à deputada federal Any Ortiz, que deve incluí-la no PAC 2, mas a mobilização regional é importante para garantir que esse estudo aconteça urgentemente.
Lüders lembra que a cidade passou por dois extremos climáticos, a seca e as cheias e que é preciso uma saída para lidar com esses extremos. Entende que esse deve ser o “novo normal”.
O deputado reforçou a importância da pauta. Para ele, é dever do Poder Público trabalhar de forma intensa pela prevenção quanto à futuros episódios. E reforçou a parceria com o prefeito para as causas importantes do Município.
Vereadores mirins têm sessão nesta quinta-feira
Com sete meses de duração, o Projeto Vereador Mirim 2023 culminará nesta quinta-feira, 19, às 14 horas, na sessão especial na qual serão apreciadas as proposições apresentadas pelos estudantes nesta última etapa do processo conduzido pela Escola do Legislativo em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ao todo, os jovens parlamentares apresentaram 19 matérias legislativas: duas moções, quatro requerimentos, cinco indicações e oito pedidos de providências.
A plenária exclusiva será aos moldes das realizadas pela atual legislatura hamburguense. Nesta terça, 17, ocorreu o último ensaio com os titulares e suplentes, sob o comando na Mesa Diretora composta por Vítor Werle Moeller (Otávio Rosa), Lucas Rodrigues da Cunha (Monteiro Lobato), Thayná dos Reis de Oliveira (Otávio Rosa) e Thomas Jason da Cruz Rodrigues (Martha Wartenberg).
Reverência ao…
…prefeito de Campo Bom e presidente da Famurs, Luciano Orsi, pela vinda, essa semana, da Caravana do Planalto a Porto Alegre. Serão 38 ministérios recebendo lideranças de todo o Estado na Fiergs.