Com o enredo “Do pão da vida ao pão nosso de cada dia, daí a todos alegria”, a Escola de Samba Portela do Sul quebrou o jejum de 15 anos e conquistou o título de Campeã do Carnaval de Novo Hamburgo. A divulgação ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz na noite de quarta-feira, 25 de fevereiro. O carnaval é organizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Cultura (SECULT), com articulação da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COMPPIR).
Durante a apuração foram contabilizadas as notas dadas pelos 16 jurados, que avaliaram as cinco escolas que disputavam o título nos quesitos bateria, samba-enredo, fantasia, alegorias e adereços, tema enredo, evolução, harmonia musical e mestre-sala e porta-bandeira. Nenhuma das escolas foi penalizada com a perda de pontos administrativos (baseados em transgressões do regulamento).
Um público de mais de 600 pessoas lotou parte do Calçadão Osvaldo Cruz, no Centro, para acompanhar nota a nota o desempenho de suas agremiações. Desde o Desfile Oficial, que aconteceu na noite do dia 20 de fevereiro, as notas ficaram sob a proteção da Guarda Municipal de Novo Hamburgo. O comandante da corporação, Marcos dos Santos, fez a entrega do material à equipe da SECULT na presença de representantes das escolas de samba. Juntamente das guarnições da Brigada Militar, agentes e viaturas da Guarda permaneceram no local para garantir a segurança do evento.
E com um resultado apertado, a Escola de Samba Portela do Sul levou o primeiro lugar por um décimo de diferença da segunda colocada, a Escola de Samba Cruzeiro do Sul. A Escola de Samba Aí Vem Os Marujos, ficou com a terceira colocação. A Império da São Jorge e a Protegidos da Princesa Isabel, em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Desfile hamburguense foi destaque
O Desfile Oficial de Carnaval de Novo Hamburgo foi destaque nos veículos de comunicação da região. Conforme o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, a Prefeitura demonstrou uma sensibilidade em continuar apoiando a cultura popular garantindo a alegria dos foliões. “As escolas retribuíram e estão de parabéns pela qualidade apresentada durante o desfile”, salientou. Em sua fala o titular da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial (COMPPIR), Eduardo Tamborero, lembrou da mobilização da comunidade carnavalesca para que o carnaval de rua continue existindo.
Campeã
O presidente da Escola de Samba Portela do Sul, Daniel Barbosa, o Dudi, agradeceu todo o empenho da comunidade. “Mesmo com dificuldades, com o risco de fechar nossa sede, fomos atrás do que era possível, e conseguimos colocar um belíssimo desfile na avenida”, comemorou. Ele também parabenizou as demais agremiações pelo desempenho, e encerrou seu discurso convidando a comunidade para festejar a vitória da escola que havia sido campeã em 2001, na quadra no bairro Guarani.
Classificação Final:
Campeã – Portela do Sul – 159,8 pontos
Vice-campeã – Cruzeiro do Sul – 159,7 pontos
Terceiro lugar – Ai Vem os Marujos – 158,5 pontos
Quarto lugar – Império da São Jorge – 158,3
Quinto lugar – Protegidos da Princesa Isabel – 157,8
Fotos: (Créditos: Paulo Barcelos)