A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Central de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau, deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Pothos para fins de cumprimento de 11 (onze) mandados de buscas e apreensão nas cidades de Campo Bom/RS, Novo Hamburgo/RS, Charqueadas/RS, São Leopoldo/RS e Parobé/RS.
A operação investiga uma associação criminosa voltada a prática de crimes de extorsão em que vítimas homens são atraídas por perfis falsos de mulheres nas redes sociais e induzidas a troca de fotos, por meio de aplicativos de conversas.
De posse das imagens, a suposta mulher alega ser menor de idade, quando então familiares, advogados e até policiais, todos fictícios, passam a exigir a transferência de valores para que as imagens e as conversas não sejam levadas ao conhecimento das autoridades. Temerosas, as vítimas acabam cedendo as exigências e realizando as transferências bancárias.
O Delegado de Polícia de São Paulo, Dr. Edmar Rogério Dias Caparroz, que preside as investigações esclareceu que “na verdade, trata-se da modalidade de extorsão conhecida como ‘sextorsão’ consistente na ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo e, no presente caso, ceder a vantagem financeira”.
Na investigação, “os criminosos chegaram a enviar imagens da menor lesionada e de uma Delegacia de Polícia cenográfica, confecção de um atestado de óbito da adolescente e de um mandado de prisão expedido em desfavor da vítima, tudo para dar maior credibilidade ao golpe, auferindo os criminosos mais R$ 104.000,00 (cento e quatro mil reais) em prejuízo à vítima, completou Caparroz.
No curso do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos cocaína, maconha, celulares, cartões de crédito e notas fiscais de compras de diversas mercadorias, sendo duas pessoas autuadas em flagrante delito por tráfico ilícito de drogas.
A operação policial contou com a presença de 42 policiais civis lotados nas delegacias de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, circunscritas à 3ª DPRM e com 8 policiais civis do Estado de São Paulo.
A Operação Pothos é uma alusão ao deus grego da paixão, anseio e desejo, e contou com apoio de policiais civis do Vale dos Sinos, Estado do Rio Grande do Sul.