A contabilização da apreensão exigiu mais de 5 horas de trabalho por parte da equipe policial, evidenciando a forte conexão com a organização criminosa que atua na região.
A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), realizou na segunda-feira,22, a maior apreensão de valores em espécie da história do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). Durante a Operação Valorem, deflagrada em São Leopoldo, foram encontrados R$824 mil reais, além de drogas e armas de fogo. Um homem foi preso em flagrante.
A investigação teve início após denúncias de que um homem estaria fornecendo uma grande quantidade de drogas na região do Vale do Sinos e arrecadando o dinheiro proveniente da venda desses entorpecentes. Após monitorar o suspeito, a equipe policial constatou que ele utilizava dois imóveis para realizar suas atividades criminosas. O homem foi abordado e, em seu veículo, foi encontrado 1kg de cocaína, o que caracteriza o flagrante.
Com base na situação de flagrante, os policiais ingressaram no primeiro imóvel utilizado pelo suspeito, onde encontraram uma pistola calibre 9mm, carregadores, munições, balanças de precisão e uma máquina de contar dinheiro. Já no segundo imóvel, localizado em São Leopoldo, foi descoberto um laboratório de produção de entorpecentes contendo balanças, um liquidificador, bacias, uma prensa hidráulica, além de 12 kg de cocaína, 10 kg de crack e duas pistolas calibre 9mm com numeração suprimida. No mesmo local, os policiais apreenderam a quantia de R$ 824 mil, proveniente da venda de drogas. A contabilização da apreensão exigiu mais de 5 horas de trabalho por parte da equipe policial, evidenciando a forte conexão com a organização criminosa que atua na região.
O Delegado Gabriel Borges, responsável pela investigação, ressaltou que a ação teve como objetivo atacar o patrimônio do crime organizado, sendo uma das principais diretrizes do Denarc. O Delegado Alencar Carraro, Diretor de Investigações do Narcotráfico, destacou que a prioridade do Departamento é combater e enfraquecer as organizações criminosas, retirando delas drogas, armas e grandes quantidades de valores em espécie.
O Delegado Carlos Wendt, diretor-geral do Denarc, enfatizou que essa é a maior apreensão de valores em espécie já realizada pelo Departamento, demonstrando o empenho em descapitalizar as organizações criminosas.
Essa operação representa mais um passo importante no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, reforçando o compromisso das autoridades em garantir a segurança e o bem-estar da população.
Foto: Divulgação/PC