A ação, uma das maiores realizadas na nova gestão, contou com efetivo de mais de 450 policiais civis.
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, realizou nesta quinta-feira, 23, a Operação Concierge com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela venda de variados tipos de drogas e armas. A ação, uma das maiores realizadas na nova gestão, contou com efetivo de mais de 450 policiais civis e cumpriu 77 mandados de busca e apreensão, 36 mandados de prisões preventivas, 36 medidas cautelares de bloqueio de contas e apreensão de 19 veículos. As medidas judiciais foram cumpridas, concomitantemente, nas cidades do Vale dos Sinos, bem como em Sapucaia do Sul, Parobé, Gravataí, Porto Alegre e Imbé.
A Operação Concierge, coordenada pela Delegada Cibelle Savi, teve origem a partir de descobertas feitas ao longo dos desdobramentos da Operação Shiny Flakes, realizada em 17 de dezembro de 2021. Na ocasião, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e realizadas 26 prisões, culminando no indiciamento de 11 pessoas por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
A partir de informações obtidas por meio do celular de um dos presos em flagrante na Operação Shiny Flakes – um homem de Novo Hamburgo -, foi descoberta uma ampla rede de fornecimento de drogas, que agora já não era apenas sintética, mas de todos os gêneros, bem como a associação entre vários indivíduos para o comércio de entorpecentes e armas, o que deu origem à nova ofensiva.
O concierge do tráfico, dono do telefone de onde foram obtidas as informações, “orbita” livremente dentre todas as esferas do grupo, indicando novos fornecedores, intermediando compra e venda de armas, entorpecentes e pontos de venda, de onde obtém sempre margem de lucro.
A operação resultou na prisão de 28 pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas e armas, além de veículos e valores em dinheiro. O trabalho da Polícia Civil na Operação Concierge demonstra a importância do combate ao tráfico de drogas e armas para garantir a segurança da população.
Foto: Divulgação/PC