Durante a ação, oito pessoas foram presas e uma arma foi apreendida.
Nesta sexta-feira, 23, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV), deflagrou a Operação “Piscou, perdeu!” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso vinculado à facção criminosa do Vale dos Sinos. O grupo era responsável por uma série de roubos de veículos, roubos de carga e tráfico de drogas em Porto Alegre e região metropolitana.
A operação resultou no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Durante a ação, oito pessoas foram presas e uma arma foi apreendida.
As investigações tiveram início em 14 de março de 2023, após o roubo de um veículo Honda Civic na Av. Pernambuco, zona norte de Porto Alegre. Na ocasião, dois indivíduos armados abordaram o veículo no semáforo e anunciaram o assalto, forçando a vítima a entregar a direção do automóvel a um dos criminosos.
A partir das diligências da DRV, foi descoberto que o veículo roubado havia sido levado para uma área rural em Sapucaia do Sul, possivelmente com o objetivo de clonagem. No local, os criminosos foram presos em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Além disso, um veículo utilizado como “batedor” também foi apreendido durante a operação.
As investigações revelaram que os suspeitos faziam parte de uma facção criminosa originária do Vale do Sinos e estavam envolvidos em roubos de veículos, roubos de carga e tráfico de drogas. Suas atividades criminosas eram direcionadas principalmente para as cidades de Porto Alegre, Esteio, Estância Velha e Sapucaia do Sul.
O nome da operação, “Piscou, perdeu!”, faz referência ao lema encontrado em um boné apreendido com um dos indivíduos durante a ação de março. Essa expressão é comumente utilizada por assaltantes para transmitir a mensagem de que qualquer vacilo pode resultar em perda imediata de bens ou vida.
A Polícia Civil segue investigando o grupo criminoso e suas conexões, visando combater e desarticular as atividades ilícitas dessa facção criminosa. A operação “Piscou, perdeu!” representa mais um passo importante no combate ao roubo de veículos e ao tráfico de drogas na região metropolitana de Porto Alegre, buscando trazer mais segurança e tranquilidade para a população.
Foto: Divulgação/PC