A ação coordenada pela 3ª DIN do Denarc resultou em prejuízo de R$ 400 mil ao crime organizado na região.
A Polícia Civil realizou uma operação bem-sucedida na cidade de Sapiranga, na noite de segunda-feira, 19, resultando na apreensão de 200 kg de maconha. A ação, denominada Operação Mutatio, foi coordenada pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Narcotráfico (3ª DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e também levou à prisão de dois homens em flagrante.
De acordo com o delegado Gabriel Borges, a investigação teve a duração de 30 dias e foi iniciada a partir de denúncias que apontavam um indivíduo como responsável pelo fornecimento de uma grande quantidade de drogas no Vale do Sinos. Por meio do monitoramento do suspeito, foi possível constatar que ele utilizava uma propriedade para a prática criminosa, distribuindo a substância entorpecente para vendedores locais.
Durante a ação realizada na segunda-feira, o suspeito foi abordado ao sair do local e foi preso em flagrante com 4 kg de maconha. Em seguida, a equipe policial adentrou na residência, onde encontrou o restante da droga, além de balanças de precisão, cadernos com anotações relacionadas ao tráfico e aparelhos celulares. Um segundo homem, encarregado de fazer a segurança do imóvel, também foi preso em flagrante.
Estima-se que o depósito de drogas abastecia várias cidades da região, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 400 mil às organizações criminosas.