Balneário Pinhal, município com 11 anos de fundação, tem na generosidade da natureza seus principais atrativos turísticos
Balneário Pinhal é o mais jovem município do litoral norte do Rio Grande do Sul. Em 22 de outubro de 1995, emancipou-se abrigando a área da praia do Pinhal (Sede), praia do Magistério (Distrito) e Túnel Verde (Distrito), além da localidade de Pontal das Figueiras.
Pinhal possui cerca de oito quilômetros de orla marítima e mantém ainda dunas à beira-mar. Entre seus pontos de visitação, está o Túnel Verde, que abraça os visitantes na chegada ao município. Em 1937, foram plantadas mudas de Eucalipto na RS 040, formando uma diferente paisagem.
Já a Vila do Mel traz a “Casa do Mel”, um quiosque com comercialização do mel e seus derivados. É também local de conservação do patrimônio histórico do município. As dunas são as maiores da América Latina. As lagoas da Cerquinha e da Rondinha oferecem banhos doces, dunas e mata nativa.
A gastronomia do município tem como destaque o seu prato típico: Filé ao Molho de Mel. A sobremesa oficial Mousse de Mel também é apreciada por moradores e visitantes que buscam não apenas o mel como fonte natural de saúde, como suas variações.
A economia local desenvolve atividades voltadas para a apicultura, comércio e serviços, construção civil, pesca artesanal, exploração e beneficiamento de madeira (Pinus Illiotis) e extração de resina.
Na área de turismo de eventos, a grande visitação é para o evento bianual batizado de Festival Estadual do Mel. Além dele, o Balneário Pinhal tem um amplo calendário de eventos, que começa com o “Ferverão” em Janeiro e Fevereiro.
Em fevereiro, tem a Feira do livro, Campeonato de Canoagem, Circuito Gaúcho de Bodyboarding, Campeonato de Ciclismo e Triathlon, shows e a Festa de Nossa Senhora de Lourdes (Padroeira dos veranistas).