Pra quem disse que pica-pau só aparece no desenho animado, está enganado. A secretaria de Meio Ambiente foi acionada para resgatar um pica-pau verde barrado. O animal foi encontrado no pátio de uma residência no bairro Harmonia. Felizmente, ele não estava ferido, dessa forma foi reintegrado à natureza. A espécie mede 28 centímetros de comprimento.
Saiba mais sobre o animal
Os machos possuem um pequeno bigode vermelho na base do bico. Na cabeça, a característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. Alimentam-se de cupins, formigas, larvas de outros insetos, besouros e frutos carnosos, principalmente no inverno, quando diminui a quantidade de insetos, podendo até frequentar comedouros.
E você sabe porque ele bate nos troncos das árvores?
Essa “batucada” toda vai além da busca por comida. O tamborilar, um ritmo de batidas na madeira, é uma forma do pica-pau se comunicar com o bando, garantir seu território e até de atrair a fêmea.
A Secretaria orienta que animais soltos em áreas urbanas, que não estão feridos e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade. Já os animais feridos são coletados pela secretaria e encaminhados para locais especializados em fauna silvestre, como a Clínica Veterinária Toca dos Bichos e Cetas Ibama, de Porto Alegre, e o Mini Zoo Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3563-6788.