Secretaria de Indústria e Comércio tem melhor desempenho na pesquisa divulgada pela Prefeitura
O prefeito em exercício Raul Cassel divulgou nesta terça-feira os resultados de pesquisa de satisfação que avalia o atendimento dos serviços públicos. O estudo apontou que 82% dos cidadãos se mostraram contentes com a atenção que receberam em secretarias, unidades básicas de saúde, centro de cultura, biblioteca pública ou na Guarda Municipal.
A pesquisa, desenvolvida pelo Programa Municipal de Qualidade e Produtividade (PMQP), revelou que os melhores índices de satisfação foram encontrados nas secretarias de Indústria e Comércio (93%), Habitação (92%), Segurança, Trânsito e Transporte (90%) e Agricultura (88%).
A meta da Prefeitura era alcançar 75% de aprovação. Em razão disso, Cassel reforça que os resultados obtidos são positivos, mas mostram que a administração ainda não está perto da excelência.
Duas secretarias ficaram abaixo da meta: Meio Ambiente (74%) e Saúde (71%). Além delas, também figuraram com desempenho inferior às demais as pastas de Obras Públicas (76%), Cultura e Turismo (77%) e Fazenda (79%).
Cassel esclarece que os índices são aplicados sobre a satisfação com o atendimento e não sobre a demanda. Ou seja, mesmo que o cidadão não tenha seu problema solucionado, ele deve ser bem atendido.
A pesquisa
Segundo o coordenador da Qualidade, Everaldo Cavalheiro, foram distribuídos 2135 questionários em 50 urnas espalhadas por diversos setores públicos da cidade. Deste montante, 1701 foram respondidos voluntariamente, ainda em dezembro, mês de realização do estudo.