Levantamento realizado no quarto trimestre de 2012 e no primeiro trimestre de 2013 foi feito em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Amazonas e no Distrito Federal.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Dentre todos os brasileiros, 82% admitem que é fácil descumprir as leis no país. A informação foi divulgada nesta terça-feira, dia 23 de abril, e faz parte do Índice de Percepção do Cumprimento da Lei. O estudo apontou uma média 7,3 numa escala de zero a 10 no que diz respeito ao comprometimento com a lei. Quanto maior o índice, mais honesta é a pessoa.
De acordo com a pesquisa, quanto maior a renda do entrevistado, menor é o cumprimento. Os entrevistados que ganham até dois salários mínimos apresentaram resultado mais elevado (7,6), comparado com aqueles que os que recebem mais de 12 salários mínimos, com 7,2. Em ralação a escolaridade, os entrevistados com menos anos de estudo apresentaram o maior índice (7,5), em contrapartida, aqueles com mais estudo ficaram na faixa de 7,0 e 7,1.
A Fundação Getúlio Vargas – FGV apurou também a expectativa de punição frente a algumas situações. Para 80% dos entrevistados, levar itens baratos de uma loja sem pagar, “muito provavelmente” poderá gerar uma punição; 79% consideraram que, se dirigirem após consumir bebida alcoólica, serão punidos; 78% e 54% dos entrevistados acham que é “provável ou muito provável” que a compra de um CD ou DVD pirata resultará em punição.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / uol.com.br