Partido consegue a façanha de reunir Jair Foscarini, Tarcisio Zimmermann e José Airton dos Santos
A convenção que elegeu a executiva do PDT no sábado e os 75 nomes que integram o diretório municipal do partido ainda gera muitas conversas de bastidores. Tradicionais rivais na política dividiram o mesmo espaço e até posaram juntos para fotografias (veja as fotos abaixo).
O novo presidente da sigla, Lino Augusto de Negri, disse ao novohamburgo.org que, apesar da visita de cortesia do prefeito Jair Foscarini à sede social do partido, ainda não ocorreu nenhuma conversa oficial com o PMDB, o que deverá ocorrer nos próximos dias.
O PDT já teria conversado com o PT, PTB, PV e PCdoB. De Negri adianta que a nova executiva estará agendando novos encontros com outros partidos para debater as eleições municipais de 2008. “Hoje, o PDT se considera o fiel da balança”, entende.
Conforme Negri, o partido está agilizando suas ações para poder ter algumas informações mais contundentes e levar para a reunião do diretório a ser realizada em 31 de outubro. “A tendência é que o PDT tenha candidatura própria, considerando que o partido tem 5 mil filiados, o que o torna um dos maiores do município”, argumenta.


O ex-prefeito José Airton dos Santos ainda é o candidato natural a disputar o próximo pleito pelo lado pedetista. Ele ficou de dar uma resposta até a convenção se aceitava colocar seu nome para disputar as eleições como candidato a prefeito. Porém não fez isso ainda, o que deverá ocorrer na reunião de 31 de outubro.
Para Negri todas as demais hipóteses estão em aberto e só começarão a ser definidas a partir do próximo encontro do partido no final de outubro, que inclusive aprovará, ou não, o nome de Airton como candidato a prefeito.
Perguntado sobre o fato do nome do ex-prefeito não figurar dentro do diretório municipal o novo presidente informou que Airton participa do grupo de liderança do partido em nível estadual. “Além disso, Airton é naturalmente a estrela maior do partido hamburguense”, garante.