Espaço na ACI ficou pequeno e algumas pessoas não puderam ter seus convites confirmados para ouvir o designer gaúcho do setor calçadista
O designer gaúcho Jorge Bischoff acredita que o Brasil vive um momento todo especial de sua economia e que, os empresários do setor calçadista, para continuarem suas inserções no mercado mundial de calçados precisam esquecer o que fizeram no passado, partir do pressuposto de que tudo foi perdido e este é o momento para “acordar”, “olhar” e concentrar esforços para produzir a cidadãos de alto poder aquisitivo, do mundo todo. “Produção de sapato em volume e com qualidade desejada pela Europa ou pelos Americanos do Norte, somente pode ser conseguido no mercado brasileiro”, argumenta.
Bischoff foi o palestrante do Prato Principal da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI/NH/CB/EV, desta Quinta-feira, dia 12, na sede da entidade, em Novo Hamburgo e foi prestigiado por um auditório lotado de empresários e lideranças convidadas. “Vamos Ter que remarcar uma nova data para Bischoff voltar a casa porque muita gente não conseguiu mais ingresso para participar deste encontro”, argumentou a presidente da entidade, Fátima Daudt.
O palestrante diz acreditar que mesmo que um empreendedor ou até mesmo um setor perda tudo sempre é tempo de recomeçar. Conta que sua trajetória profissional começou muito cedo – ele tinha 17 anos, quando em Igrejinha, começou a trabalhar em industrias calçadistas, a exemplo da Piccadilly.
Ele conta que depois de trabalhar alguns anos para as indústrias, um belo dia ele resolveu que era preciso mudar o foco de atuação e depois de ir ao Rio de Janeiro fazer um curso e morar lá, por quatro meses, percebeu que o foco de atuação precisava ser canalizado para o varejo – e nunca mais parou, garante.
Bischoff disse ter percebido a partir daquele ponto de corte de sua vida que existia gente querendo vender sapato e outros querendo comprar e entre eles um enorme vazio. Começou a se interessar mais pelo mercado consumidor brasileiro e a prestar mais atenção em suas necessidades e voltava sempre para seu espaço de criação e a desenvolver modelagens para os fabricantes, e, em 1997, nascia a Criativar Studio, em Igrejinha.
O designer conta que em 2003 nascia a grife que levaria o nome dele. Mais recentemente ele conta que ele partiu para as lojas conceito Jorge Bischoff e depois da capital gaúcha o empreendimento chegou a Gramado, também no RS e ainda em Minas Gerais e em Santa Catarina. “Lançado o desafio de estabelecer 50 lojas top de linha em cinco anos, mas 9 já foram abertas e somente até o final de 2009 estimamos que 20 empreendimentos comerciais estarão constituídos pelo território brasileiro”, adianta.
O empreendedor gaúcho destacou o desafio que assumiu na última edição da Couromoda em São Paulo de abrir o desfile no evento, o qual teve como diferencial a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra Dilma Rousseff e dos governadores de São Paulo e do Rio Grande do Sul. “Foi um desafio gigante pelo fato da segurança das autoridades estarem vigiando tudo que chegava ao local e por impedir o ingresso de uma série de recursos, por medida de segurança”, argumenta.
Bischoff recebeu da presidente da ACI Fátima Daudt um mimo pela participação no Prato Principal. Agradeceu e informou que voltaria em outra oportunidade para continuar conversando com o empresariado do Vale do Sinos e adiantou que pretendia viajar para o mercado americano em busca de novas parcerias para seu empreendimento.
A presidente Fátima Daudt disse acreditar que o empresário é um bom exemplo de determinação e foco a ser seguido. Não esqueceu de enaltecer os grandes empreendedores de Novo Hamburgo que sempre estão batalhando pelo desenvolvimento da cidade. E na oportunidade ela entregou troféus para as empresas aniversariantes do mês.
A seguir a relação das empresas aniversariantes. A Grafix completou 5 e foi receber o troféu o diretor Egídio Dalmina; A Deep Viagens chega aos 10 anos e quem esteve presente foi Daiane da Silva Matos; Já a Kraemer Filho Participações Societárias completa 20 anos e o homenageado foi o empresário Helmuth Kraemer Filho; Quem também completa 20 anos é o Senai – CEP Gustavo Copé e é representado por Aury da Silva Lutz e a Exatus Assessoria Empresarial, que esteve representada por Gilberto Muller. Completou 25 anos a Eterna Móveis e Esquadrias, de Lisandra Lemos; Chegou aos 30 anos a Audicon Contabilidade, de Pedro Lino Ramos e aos 35 anos, o empreendimento Milton Kirsch, representado por Vânia Kirsch da Silva e aos 40 anos, a Equipamentos Alex – Bombas Beck e quem recebeu o troféu foi o empresário Paulo Leopoldo Beck.
Os homenageados