O Parque Itapuã, localiza-se em Viamão, a 57 quilômetros do centro de Porto Alegre. Passando a área urbana da capital, o acesso até o Parque se dá pela RS 118.
Para aqueles que no período do carnaval não vão vestir fantasias e preferem o sossego junto à natureza, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente informa o funcionamento dos Parques Estaduais de Itapuã, em Viamão, e de Itapeva, em Torres. Como o Parque de Itapuã funciona normalmente de quartas a domingos, ele estará fechado nos dias 23 (segunda) e 24 (terça). Durante o carnaval, os interessados poderão aproveitar as praias das Pombas, de Fora e da Pedreira no sábado (21) e domingo (24).
O ingresso por pessoa e para cada praia está R$ 4,37. Crianças até 10 anos não pagam. O horário de funcionamento é entre 9h e 18h. O público tem à disposição área de churrasqueiras, sanitários, vestiários com banho e estacionamento. Também há salva-vidas para uma tranquilidade ainda maior nas águas que são próprias para o banho, conforme monitoramento do Projeto Balneabilidade da Fepam.
Ainda há a opção das trilhas interpretativas, que podem ser percorridas de forma gratuita com o acompanhamento dos guias do Parque. Para essa atividade, o ideal é usar calçado fechado, tipo tênis. Pelo telefone 51.3494.8082 podem ser obtidas informações sobre a disponibilidade de ingressos, pois a lotação é de 350 pessoas/dia nas praias das Pombas e da Pedreira e de 200 visitantes por dia na praia de Fora.
Já o Camping do Parque Estadual de Itapeva, em Torres, recebe turistas a semana inteira, entre 7h e 23h. A diária custa R$ 10,00 e crianças até 10 anos estão isentas. Localizado entre a Estrada do Mar e a praia, o camping tem sido bastante procurado neste verão. A capacidade é de 700 pessoas ao dia. Como não é possível fazer reservas, antes do deslocamento para a área o ideal é ligar para o telefone 51. 8445.7765 para certificar-se se há vaga, pois a tendência é de lotação máxima, como ocorreu nos feriados do Natal e Ano Novo.
A Secretaria do Meio Ambiente adverte que não é permitida a entrada de animais domésticos nos Parques de Itapuã e Itapeva, por serem unidades de conservação.