EMEF Salgado Filho entrega novas placas às trilhas do parque em celebração ao aniversário do Parque Imperatriz Leopoldina
O Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo, completa 19 anos no dia 8 de dezembro. Para marcar a data, haverá um ato simbólico em 9 de dezembro, às 9h, quando alunos da EMEF Salgado Filho vão entregar oficialmente placas de sinalização das trilhas ecológicas e percorrer um dos caminhos do parque.
A celebração foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), em parceria com a escola. O gesto também honra o esforço de recuperação do parque após os estragos causados pelas enchentes de 2024. A sinalização das trilhas do Parque Imperatriz Leopoldina foi feita de forma artesanal pelos alunos, sob orientação da professora Adriana Dieterich.
Com cerca de 700 hectares, o Parque Imperatriz Leopoldina é uma das maiores unidades de conservação em área urbana no Rio Grande do Sul e abriga uma das mais expressivas áreas úmidas da América Latina.
Além da área de preservação, o Imperatriz Leopoldina oferece estrutura de lazer como churrasqueiras, playground, quadras de esportes, viveiro, centro de educação ambiental, trilhas e espaços de convivência, uma ótima opção para quem busca contato com a natureza sem sair da cidade.
A Semmam destaca que comemorar os 19 anos com estudantes reforça o papel de conscientização e cuidado com o meio ambiente: “elas (as crianças) representam a garantia de que o parque será preservado para futuras gerações”. disse a secretária, Claudia Costa.
Parque Imperatriz Leopoldina
O Parque Imperatriz Leopoldina foi oficialmente inaugurado em dezembro de 2006, depois de um processo de recuperação ambiental que transformou uma área antes ocupada irregularmente em uma unidade de conservação, preservando nascentes e banhados da bacia do Rio dos Sinos. Hoje, dividido entre área de preservação integral e espaço de lazer, o parque abriga uma extensa mata nativa com fauna e flora típicas da região e uma zona de lazer com trilhas ecológicas, viveiro, jardim botânico, churrasqueiras, quadras esportivas e área infantil, reunindo natureza, conservação e convivência para moradores e visitantes.
LEIA TAMBÉM: Concurso para escolha das soberanas de Morro Reuter tem inscrições prorrogadas até 15 de dezembro
