Convênio com Iphan, o maior já firmado com o Rio Grande do Sul, permitirá restauração do prédio principal do Lar e melhorias no Parque Henrique Luiz Roessler.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou na quarta-feira, dia 30 de junho, um convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que garante o repasse de R$ 4 milhões para projetos de revitalização e restauração do Lar da Menina e do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão (foto).
O ato ocorreu em Porto Alegre, na sede da entidade. Segundo o prefeito, os recursos, que vêm a fundo perdido, receberão o acréscimo de mais um milhão de reais, como forma de contrapartida do Município aos projetos. “Este é o maior convênio que o Iphan já firmou no nosso Estado”, comemora Tarcísio.
Desde o início de 2009 a Administração buscava os aperfeiçoamentos e organização de estudos para ter definitivamente seus projetos contemplados junto ao instituto.
Novidades no antigo Lar da Menina
Conforme o chefe do Executivo de Novo Hamburgo, o antigo Lar da Menina terá seu prédio principal restaurado com uma área útil de até mil metros quadrados.
Ainda estão previstos espaços culturais destinados à realização de exposições e eventos, um espaço memorial, além de um café, livraria, espaço de leitura, recepção, sala de reuniões e administração. O projeto está incluído no Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado – PMDI, que prevê a revitalização de espaços públicos do Município, como parte do Centro, o Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão) e o bairro Hamburgo Velho.
Melhorias no Parcão
Já o investimento no Parcão contemplará melhorias no acesso, pavimentação das principais trilhas, iluminação, um anfiteatro e o início da construção de jardins temáticos.
“Esses recursos conquistados só são possíveis graças ao nosso esforço e a contratação de nossos estudos e diagnósticos das áreas que receberão o investimento”, completa Tarcísio.
Informações de Imprensa da PMNH
FOTO: reprodução / DATAsinos