Na segunda-feira (24), no aniversário de 25 anos do Parcão, alunos do 2º e 3º anos da Escola Municipal Marcos Moog participaram de atividades educativas guiadas pela Fada Arco-íris, personagem criada pela professora Adriana Backes, acompanhada pelas docentes Ana Cláudia dos Santos e Juli dos Reis.
Tudo começou com contação de história no segundo andar da sede administrativa, que conta com uma sala temática. Depois, a criançada recebeu lupas para explorar uma das trilhas do parque, onde todos puderam fazer descobertas em meio à natureza.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo encerra parceria com Aimoré e 200 crianças são afetadas
Por fim, o grupo fez um piquenique, para depois se divertir nos brinquedos do local. “Eu gosto de vir aqui e jogar basquete, fazer as trilhas e olhar as flores, que são muito bonitas”, disse Lívia Dias da Silva, 8 anos. Já a colega Valentina Almeida Pereira, 8, também curte visitar o espaço e reconhece sua importância para a cidade. “É importante cuidar da natureza porque se a gente não proteger vai ficar tudo sujo e seco”, conta.
Conforme a professora Ana Cláudia, já faz algum tempo que a Marcos Moog tem em sua proposta pedagógica visitas ao Parcão justamente para proporcionar uma aproximação dos alunos com a natureza. “Porque a gente sabe que eles aprendem muito mais vivenciando do que a gente só falando. Cada vez que eles vêm aqui têm um novo olhar sobre as coisas”, conta a docente.
Em 2024, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades de educação ambiental, incluindo escolas de outras cidades. Para 2025, a primeira visita já foi realizada por uma escola de Presidente Lucena.
Escolas interessadas podem agendar visitas pelos telefones (51) 3524-0356 ou (51) 3097-1990, ou pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM: Câmara de Desenvolvimento Industrial discute projetos com secretário estadual