O projeto de paradesporto se consolida como um destaque nas competições fora ddas dividas do município. A mais recente foi nos Jergs 2024 (Jogos Escolares), disputados sábado, dia 19, no complexo esportivo da Ulbra em Canoas, de onde a equipe de Sapiranga retornou com 25 medalhas de ouro, 2 pratas e 3 bronzes. A delegação também teve participantes nas modalidades convencionais do Jergs.

Acompanhados dos professores de Educação Física, dos 6 alunos participantes, 3 conquistaram medalha. Sara Anatoly, da Emef Rubaldo Emílio Saenger levou a prata no salto em distância; Vitor Necke Peixoto,da CME Ayrton Senna, foi bronze no xadrez juvenil, e Mariana Soares Gomes, aluna do Escola Estadual Willy Oscar Konrath (Polivalente) conquistou o ouro e é a campeã estadual nos 100m rasos.
Os alunos do paradesporto agora se preparam para as Paralimpíadas Escolares, competição que acontece no mês de novembro em São Paulo (SP). Novamente a delegação de Sapiranga será a maior entre as gaúchas, com 17 alunos-atletas. “A cada campeonato ou evento esportivo ficamos mais orgulhosos”, destaca a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Andrioli.
Ela destaca o envolvimento de alunos e professores. “No caso dos paratletas, o feito vai além do que a conquista esportiva, é uma realização pessoal e que os motiva para querer cada vez mais”, define. Os atletas que fazem parte do projeto de paradesporto, no contraturno escolar, são de várias escolas diferentes e competem principalmente no atletismo adaptado.