Depois de conquistar 10 medalhas na seletiva regional das Paralimpíadas Escolares realizada em setembro, foi a vez dos representantes de Sapiranga se destacarem nas pistas da fase final da competição. O evento aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na cidade de São Paulo. A delegação gaúcha teve sete representantes de Sapiranga que conquistaram cinco medalhas de ouro e uma de prata
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a fase nacional das Paralimpíadas Escolares reúne 1.800 alunos-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, na disputa de 13 modalidades. Entre os atletas de Sapiranga o destaque foi para Júlia Brandão de Lima, aluna do CME Dr. Décio Gomes Pereira, que conquistou medalha de ouro na corrida de 100m e no salto em distância – quebrando o recorde brasileiro nesta prova. Quem também voltou com medalha de ouro no pescoço foi a aluna Eduarda Schuck Steffen, da Emef Pastor Rodolfo Saenger, que foi a mais rápida nas provas de 150m e 60m e 1º lugar no lançamento de pelota. Outro representante da cidade que subiu ao pódio foi Erick Henrique da Rosa da Silva, aluno na Emef 1° de Maio, que foi prata no arremesso de peso.
Veja como foi a participação dos paratletas:
Ana Karolini da Rosa Da Silva.
4° lugar – 400 metros
6° lugar – salto em distância
7° lugar – 150 metros
Eduarda Schuck Steffen
1° lugar – lançamento de pelota
1° lugar – 60 metros
1° lugar – 150 metros
Erick Henrique da Rosa da Silva
2° lugar – arremesso de peso
5° lugar – salto em distância
6° lugar – 250 metros
Henri dos Santos Severo
16° lugar – salto em distância
20° lugar – 1500 metros
32° lugar – 400 metros
Júlia Brandão de Lima
1° lugar – salto em distância com quebra de recorde brasileiro
1° lugar – 100 metros
4° lugar – arremesso de peso
Mateus Coitinho Paz
4° lugar – salto em distância
5° lugar – 250 metros
7° lugar – 75 metros
Thiago Soares dos Santos e Santos
20° lugar – 250 metros
22° lugar – salto em distância
As Paralimpíadas Escolares são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência física ou intelectual, em idade escolar, do mundo. Desde 2019 Sapiranga vem acumulando conquistas na competição nacional através do projeto de Paradesporto da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A viagem dos alunos recebe o apoio da Prefeitura e eles foram acompanhados pela treinadora e coordenadora do projeto, professora Luciana Sagrillo e a diretora da Smed, Ana Andrioli.