A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo preparou uma grande festa para os profissionais da educação para o Ano Letivo 2024. Na segunda-feira, 19 de fevereiro, às 18h, no Museu do Trem (rua Lindolfo Collor, 40 – Centro) ocorre o show da banda Papas da Língua. A atividade é exclusiva para professores, equipes diretivas e trabalhadores das escolas municipais e conveniadas. Cerca de 2,2 mil pessoas devem participar da atividade.
Na terça-feira, 20 de fevereiro, haverá a palestra “Educação para o futuro: esperançar é preciso”, com o renomado pensador Leandro Karnal. O encontro será realizado no Anfiteatro Padre Werner da Unisinos, dividido em dois turnos: início às 8h30 e às 14h. Ambos os encontros são destinados para professores e equipes diretivas da rede municipal.
Para participar será necessário realizar uma inscrição disponível a partir do dia 18 de fevereiro via site que será divulgado nas páginas oficiais da Smed, Prefeitura e SESC. Para quem não conseguir assistir a palestra no Anfiteatro Padre Werner, o evento será transmitido ao vivo no Teatro Municipal, no Centro Cultural José Pedro Boéssio.
“Tradicionalmente recebemos os professores e todos àqueles que, de alguma forma, são profissionais da educação em nossa rede, para comemorar a abertura do Ano Letivo. É uma forma de prestígio, mas também de agradecimento. Durante o ano são eles que terão a importante tarefa de ensinar, encorajar, ajudar e estimular os estudantes nas escolas. É cuidar de quem cuida”, afirma o professor Ricardo Luz, secretário da Smed.
A abertura festiva do Ano Letivo 2024 é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Smed, com apoio do SESC/Fecomércio São Leopoldo.
Papas da Língua
Fundada há quase três décadas em Porto Alegre, a banda acumula inúmeros sucessos, sendo destaque nacional e internacional e tendo diversas de suas músicas em trilhas sonoras de novelas. A trajetória do Papas da Língua teve início quando Serginho Moah (vocal), Léo Henkin (teclado e vocal), Zé Natálio (guitarra e vocal) e Fernando Pezão (bateria) se uniram para criar uma sonoridade única, fundindo rock, reggae e pop com a essência da música brasileira em suas composições. Sucessos como “Encontros Amargos”, “Blusinha Branca” e “Vem pra cá” cativaram o público, tornando-se parte essencial do repertório da banda.
Leandro Karnal
Renomado professor, escritor e historiador, é uma figura proeminente no cenário intelectual brasileiro. Suas contribuições para o pensamento crítico e social são amplamente reconhecidas, através de seus livros e participações em debates na mídia. Karnal é também respeitado como palestrante e se destaca pelas obras como “História da Cidadania” e “Conversas com um Jovem Professor”. Karnal também é colunista, além de inúmeras colaborações com artigos e entrevistas para veículos como Estadão, Globo, Exame, Istoé, Band, entre muitos outros.