O Natal está chegando e com ele a esperança de muitas crianças de ganharem um presente a Agência Central de Correios conta com a comunidade para tornar estes sonhos em realidade.
Marines Silveira [email protected]
A Agência Central de Correios de Novo Hamburgo já está recebendo cartinhas endereçadas ao bom velhinho.
As cartinhas são de crianças carentes que acreditam no Papai Noel e sonham em ganhar um presente no dia de Natal. Mas para que realmente as crianças contempladas possam ganhar seus presentes, a agência determinou algumas regras que devem ser seguidas, caso contrario, a criança ficará sem seu presente.
Uma das determinações é que neste ano quem deseja apadrinhar uma cartinha não terá acesso ao endereço da criança, pois todos os presentes serão entregues pela agência. Cartinhas contendo endereço no texto serão excluídas. Outro fator é que em 2009 serão aceitas mil cartinhas.
Segundo a responsável pelo projeto Papai Noel dos Correios de Novo Hamburgo, Eni dos Santos, a cada ano este trabalho promove novas experiências, umas positivas e algumas muito tristes.
“O fundamental é que as pessoas entendam que esse trabalho é extremamente voluntário, e conta apenas com a disponibilidade e vontade de fazer dos participantes”, destaca. A agência recebe as cartinhas que passam por uma triagem, disponibiliza para pessoas “adotarem” os pedidos, e realiza as entregas.
ADAPTAÇÕES NO PROJETO PAPAI NOEL DOS CORREIOS
Para a escolha das cartas ficarem mais justa e conseguirem atender a grande demanda, neste ano apenas crianças de até 10 anos poderão escrever as cartinhas com o pedido. A cartinha deverá atender alguns critérios básicos, como ser de bairro carente, não conter o endereço no texto apenas no envelope, os pedidos deverão ser apenas de roupas, calçados, material escolar e brinquedos. Atendendo estes critérios, a carta é numerada e cadastrada no sistema que gera uma etiqueta de identificação e ela fica a disposição no saguão do Correio, aguardando ter seu pedido atendido por algum “padrinho”.
COMO PARTICIPAR
Quem deseja adotar o pedido de alguma carta, deve ir até o Correio, escolher a cartinha, fazer a compra do presente, lacrá-lo com a etiqueta de identificação e devolver ao Correio. Todas as doações devem ser entregues até o dia 19 de dezembro.