Bento XVI chega ao País dizendo que os valores cristãos promovem o respeito pela vida
O avião que trouxe o Papa Bento XVI ao Brasil pousou no Aeroporto de Guarulhos às 16h03min. A aeronave exibia uma bandeira do Vaticano pendurada ao lado direito e uma brasileira do lado esquerdo. Antes disso, a sua aeronave já havia sido identificada no espaço aéreo brasileiro às 11h33min, sobrevoando a região da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Leia mais: Lula quer maior envolvimento da igreja
Leia mais: Fé não é ideologia política, diz Bento XVI
Leia mais: Bento XVI vai a Aparecida
Leia mais: Papa canoniza Frei Galvão
Leia mais: Quinta-feira de fé e devoção
Clique e leia os discursos do Papa (em PDF)
Leia mais: Quarenta minutos com o presidente Lula
Leia mais: Agenda oficial do Papa no Brasil
O Santo Padre foi recebido pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Após o encontro, o Papa e o presidente subiram ao palanque para discursar. Em seguida, houve uma troca de cumprimentos entre o presidente, alguns membros do governo, a comitiva do Vaticano e o Papa.
Em sua fala, o líder religioso enfatizou que o caráter de sua viagem ao Brasil é estritamente religioso. Falou também da importância da família e do respeito à vida, do momento da concepção até o seu natural declínio.
“Sei que a alma deste povo, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados. E estou certo que em Aparecida, durante a Conferência Geral do Episcopado, será reforçada tal identidade, ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana”, disse.
Apesar de já ter se posicionado contrário ao aborto, o papa Bento XVI ressaltou em seu discurso que “a Igreja quer apenas indicar os valores morais de cada situação, e formar os cidadãos para que possam decidir consciente e livremente”.
O papa também falou da necessidade de se fortalecer a instituição família. “Não deixará de existir o empenho que deverá ser dado para assegurar o fortalecimento da família, como célula-mãe da sociedade, da juventude, cuja formação constitui um fator decisivo para o futuro de uma nação”, disse.
Mosteiro de São Bento
Depois do discurso, Bento XVI seguiu para o Campo de Marte, onde foi recebido por outras autoridades municipais de São Paulo. No final da tarde, o Pontífice se deslocou em seu papamóvel para o Mosteiro de São Bento, onde ficará hospedado.
Bento XVI abençoou aos fiéis em frente ao Mosteiro e, após, se dirigiu aos seus aposentos. Ele jantou por volta das 18h40min, acompanhado de Dom Odilo Scherer, atual Arcebispo de São Paulo, que também irá pernoitar no mosteiro.
Além do presidente, estiveram presentes na recepção ao Sumo Pontífice os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; o governador São Paulo, José Serra; o prefeito de Guarulhos, Eloi Pietá, e o senador José Sarney.
Além deles, participaram autoridades eclesiásticas, como o bispo de São Paulo, Dom Manuel Parrado Carral; o núncio apostólico, embaixador do Papa no Brasil, Dom Lorenzo Baldissieri; o bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini; o assessor da CNBB, Dom Dimas Lara; o bispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira; o assessor da CNBB, Dom Geraldo Magela; e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.
Fonte: Agência Brasil e www.visitadopapa.org.br