Neste final de semana, dias 17 e 18, o Palácio Piratini estará aberto para visitação pública – das 10h às 18h – dentro das celebrações pelo Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Para conhecer o espaço, não será necessário fazer inscrição prévia, bastando apenas a apresentação de documento de identidade oficial.
Entre os itens do acervo que poderão ser apreciados estão mobiliários produzidos no Rio Grande do Sul no início do século XX e o murais pintados na década de 1950 por Aldo Locatelli. Também conhecerão o Ford modelo T, ou “Ford Bigode”, primeiro automóvel oficial do Piratini, dado a Borges de Medeiros, e o Stutz Car, adquirido em 1931 pelo então governador Flores da Cunha, também estarão em exposição na parte externa.
No Gabinete Oficial do Governador estará à mostra para o público, pela primeira vez após o restauro, a Tapeçaria Rheingantz. A peça, que data da década de 1930, é uma produção da extinta Rheingantz, de Rio Grande, uma das maiores fábricas têxteis do Sul do Brasil no século XIX e fundamental para o desenvolvimento urbano e econômico do Sul do Estado. Foram cerca de 18 meses de restauro para recompor manualmente a peça, que ajuda a contar a história da industrialização gaúcha.
Donasda História
Também estará acessível ao público, no final de semana, a segunda edição da exposição Donas da História. A mostra reúne seis fotografias de lideranças comunitárias de Porto Alegre re-interpretadas por meio de colagem digital por seis artistas. A curadoria é da historiadora da arte Izis Abreu. A exposição está montada no vestíbulo dos salões nobres, no segundo pavimento do Palácio.