Comissão Pró-trensurb envia solicitação de audiência com a ministra Dilma Roussef para que a obra de extensão seja incluída no PAC
Mais uma medida foi tomada pela Comissão Especial Pró-trensurb da Câmara Municipal de Novo Hamburgo para que se concretize a extensão do metrô. A ação ocorreu na sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira, dia 21.
Esteve presente na reunião um representante do Governo Federal para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Davi Luiz Schmidt, e levou ao Planalto uma solicitação de audiência pública dos parlamentares hamburguenses com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
O presidente da Comissão Pró-trensurb e autor da proposta de audiência, afirma que a intenção é sugerir que a obra de extensão do Trensurb de São Leopoldo até Novo Hamburgo seja incluído no PAC.
A obra espera o aval do Tribunal e Contas da União (TCU) desde 2001. “Caso a licitação seja liberada pelo TCU, o próximo passo é a garantia de recursos no Orçamento de 2008”, explica Ralfe. No último dia 30 de maio, o TCU julgou procedente o último recurso da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre ao processo.
O presidente do tribunal, ministro Walton Rodrigues ainda em maio, no dia 22, se comprometeu a submeter a licitação integral à votação em plenário até o final de junho. Entidades hambuguenses se organizam uma atividade na Praça do Imigrante no próximo domingo, dia 24, das 9h às 17h.
O evento vai contar com apresentações culturais de diversos estilos e tem o objetivo de mobilizar a comunidade para apoiar e cobrar medidas para que se concretize a vinda do metro para Novo Hamburgo.
No próximo domingo, dia 24, entidades hamburguenses organizam uma atividade cultural na Praça do Imigrante, no centro da cidade, entre 9 e 17 horas, para manifestar o apoio da sociedade à expansão do trem.