Por Cristiane Hermann – Coordenadora Pedagógica
As crianças possuem um deslumbramento pelo mundo natural! Encantam-se com os bichinhos, são capazes de contemplar por longos minutos o caminho percorrido pela formiga até que chegue ao formigueiro! Aventuram-se na chuva mansa! Brincam com o sol! Pisam sem medo na grama fofa, embalam-se nos galhos das árvores que seguram os balanços!
Nós adultos é que nos corrompemos “no decorrer do caminho”, quando passamos a “pensar com a vassoura” e, esquecendo da grama fofa, cimentamos tudo! A ordem é limpeza e praticidade! Quando consumimos cada vez mais e nos perdemos em meio a eletrodomésticos e milhares de produtos modernos, bonitos e descartáveis que viram montanhas de lixo minutos depois da compra!
Por muito tempo, as questões ambientais foram ignoradas. Como se pudéssemos usufruir da natureza como donos absolutos, sem pensar que tudo voltaria para nós como um “bumerangue! O que podemos fazer agora é fomentar a consciência planetária para as futuras gerações!
Falar em Educação Ambiental com os pequenos vai muito além dos velhos “chavões” como proteja os animais ou salvem o boto rosa! Este trabalho envolve qualidade de vida! Cuidado com o que é meu, do outro, da escola, da comunidade!
É a consciência de fechar a torneira quando escova os dentes, separar o lixo, cultivar plantas, comer frutas, preocupar-se com o rio, com as árvores que aparecem estupidamente “mutiladas” nas ruas da cidade. É cumprimentar o gari que limpa as ruas e ser “amigo dele” pelo importante papel que desempenha.
É, antes de mais nada, desenvolver o senso de HUMANIDADE, de solidariedade e de RESPEITO com toda a comunidade biótica! Um ser que agride pessoas jamais será capaz de preocupar-se com o rio, o lixo, com a natureza!
O que queremos é que cresçam saudáveis, conscientes, comprometidos! Pessoas de BEM!