Projeto “Com a palavra, o muro” será lançado na Semana Farroupilha, embelezando ainda mais a cidade
Já está marcada a data de lançamento do projeto que irá levar poesias aos muros de Novo Hamburgo. No dia 24 de setembro, a escola de educação infantil Branca de Neve, próxima do Parque do Trabalhador, será a primeira a receber textos de poetas da cidade.
A proposta, batizada de “Com a palavra, o muro”, foi apresentada ao Grupo Pensando Novo Hamburgo e pretende levar mensagens reflexivas a diversos pontos da cidade. O primeiro poeta homenageado será o empresário Guaracy Velho.
Segundo a professora Flaviane Scheffel, da Escola Municipal Arnaldo Reinhardt, do bairro Canudos, onde a idéia surgiu, a proposta está tendo o respaldo da Secretaria de Educação. Flaviane também explicou que não haverá um concurso e que o próprio proprietário do muro é que irá escolher o tema a ser trabalhado.
Com a intenção de colorir a cidade com mensagens reflexivas, o projeto será lançado durante a programação oficial da Semana Farroupilha e poderá usar o tradicionalismo para inspirar o primeiro trabalho.
Em todos os muros a serem contemplados com uma poesia, o autor do texto será um poeta de Novo Hamburgo, que poderão se inscrever para apresentarem suas idéias. O projeto surgiu a partir da poluição visual que dá uma aparência feia aos muros, principalmente quando há pichações gravadas neles.
Conforme Flaviane, a empresa Tinta e Cor irá disponibilizar um profissional para dar uma oficina sobre a forma correta de ser feita a grafia nos muros. A idéia, segundo o coordenador do Pensando Novo Hamburgo, Plácido Crescente, é que não só as escolas, como toda a comunidade possa participar e ter poesias em seus muros.