Areia, maresia e sol forte podem causar danos ao veículo. Veja dicas para evitar problemas com seu carro e curtir as férias sem preocupações
Sol, calor, maresia e a areia fofa da praia são uma delícia para quem está de férias, mas para o carro essa combinação pode ser prejudicial. Para prevenir problemas e manter seu veículo em bom estado é importante fazer uma revisão completa antes e depois das férias, e observar alguns itens que podem ficar mais fragilizados por causa das altas temperaturas.
Para o professor Anderson Moraes, coordenador técnico do Senai de São Bernardo do Campo (SP), é importante ficar de olho na temperatura do carro, para evitar o superaquecimento do motor, e manter o sistema de ar-condicionado funcionando adequadamente.
“É importante sempre verificar a temperatura no painel ou ficar de olho na luz do sistema, por exemplo”, ensina Moraes. “Podem surgir problemas no sistema de arrefecimento, como superaquecimento, o que pode até fundir o motor. Como é uma época de temperaturas maiores, o sistema é mais exigido”, diz.
O coordenador indica que os pneus também merecem atenção nesta época do ano, por causa do calor. “Eles podem sofrer alterações devido à dilatação da borracha”. Por isso, manter a calibragem em dia é fundamental.
Areia e maresia
Quem viaja para a praia, deve ficar atento também com a areia e a maresia, que pode causar oxidação em algumas partes do veículo, a popular “ferrugem”. De acordo com Moraes, uma lavagem completa no veículo é sempre indicada após esse tipo de viagem, para manter o carro livre de areia. “Mas é bom lembrar que não se deve jogar óleo por baixo do veículo, somente efetuar a lavagem”, diz o coordenador.
Além disso, o sol forte pode comprometer a parte estética do carro, como a pintura e o acabamento interno, como painel e bancos. Para evitar esse problema, Moraes indica encerar o carro a cada três meses, “mas sempre na sombra”.
Ar fresco
Além dos cuidados com a parte mecânica e estética do veículo, é importante fazer com que a temperatura do carro seja agradável para motorista e passageiros. Por isso, o ar-condicionado não deve ser negligenciado. “Deve-se verificar a carga de gás, a limpeza dos filtros, e ficar atento ao manual de instrução do fabricante do veículo”, afirma Moraes.
Para amenizar o calor e dar uma forcinha para o ar-condicionado depois que o carro esquentou demais após horas estacionado sob o sol, Moraes indica abrir as portas do carro para o ar circular, e “andar com os vidros abertos por um tempo, para a saída do ar quente interno, e só depois fechar os vidros e ligar o ar-condicionado”.
“Tudo isso é importante, mas devemos lembrar que o principal cuidado é fazer manutenções preventivas, que com certeza amenizarão qualquer surpresa tanto na parte mecânica como na estética do veículo”, ensina Moraes.