A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de Novo Hamburgo, por meio da Diretoria de Limpeza Urbana, faz um alerta à população sobre o descarte inadequado de materiais cortantes, o que representa um risco real para a saúde e segurança de todos, principalmente aos servidores da coleta domiciliar e seletiva durante o manuseio desses objetos.
Agulhas, lâminas, facas e vidros quebrados, por exemplo, podem causar ferimentos graves, mesmo com uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Esses e outros objetos afiados nunca devem ser colocados diretamente em sacos de lixo ou recipientes que possam ser facilmente perfurados.
“O descarte responsável de materiais cortantes não é apenas uma questão de segurança pessoal, mas também de saúde pública e preservação ambiental. A segurança está em nossas mãos”, alerta a diretora de Limpeza Urbana de Novo Hamburgo, Cristiane Hermann.
Evite acidentes
Para garantir um descarte seguro e responsável de materiais cortantes, é importante que a população siga algumas dicas importantes:
– Separe materiais cortantes: certifique-se de que eles estão devidamente separados de outros resíduos;
– Use recipientes adequados e/ou embrulhe o material em camadas de proteção: utilize recipientes resistentes, como caixas de papelão reforçado, garrafas PET e caixas de leite para envolver objetos afiados;
– Sinalize e rotule: marque claramente os recipientes que contém materiais cortantes com avisos de “CUIDADO” ou “MATERIAL CORTANTE” para alertar os servidores de coleta de resíduos sobre o conteúdo perigoso.