Antes que me digam que municípios da região estão cheios de problemas, adianto que sei disso. Mas a ideia, aqui, é abordar as coisas positivas, as conquistas do cidadão, não para destacar os feitos desse ou daquele prefeito e prefeita, mas sim dar um sinal aos que pretendem assumir a partir de 2025 que é possível vencer, mesmo diante das dificuldades.
No Vale que se prepara para comemorar os 200 anos da colonização alemã no ano que vem, a história mostrou que desenvolvimento é uma palavra que combina com trabalho. E, quando falo em desenvolvimento, não fico restrito ao econômico. Aliás, o histórico e cultural é um dos que mais se destaca.
Não tem cidade nesta região que não invista em eventos culturais, importantes para que se mantenha a identidade. Àqueles que desejam assumir a Prefeitura de seu Município – ou se manter, os que podem se reeleger – fica a dica: olhe, o que está sendo feito, observem os erros e acertos, construam seus planos de governo sem esquecer da identidade cultural. Afinal de contas, um povo alegre, culto, bem informado, trabalha com mais prazer. E isso vai trazer reflexos imediatos na economia. E o ciclo terá resultados favoráveis.
PL ganha fôlego a partir da visita de Bolsonaro
Apesar de ter uma das maiores bancadas do Congresso Nacional, o Partido Liberal ainda busca espaço na região, onde siglas como MDB, PP, PSDB e PT, por exemplo, são fortes. Meta, para o ano que vem, é fazer o máximo de prefeitos possível e bancadas expressivas de vereadores.
A partir deste fim de semana que passou, o PL ganha fôlego. Inaugurou sede em Porto Alegre e recebeu seu presidente de honra, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, para evento que promoveu filiações. Entre elas, a do prefeito de
Esteio, Leonardo Pascoal De Novo Hamburgo, dois pré-candidatos à prefeitura ingressaram oficialmente nas fileiras liberais: o pastor Juliano Souto, e o advogado Leandro Scheffel. Fala-se ainda da também advogada Andrea Schneider. Um deles deverá disputar a sucessão de Fátima Daudt (MDB).
Caminho aberto para Rita em Sapiranga
Ao ganhar espaço como pré-candidato à sucessão de Ary Vanazzi em São Leopoldo, o ex-prefeito de Sapiranga Nelson Spolaor deixa caminho aberto para que a vereadora Rita Della Giustina se fortaleça como pré-candidata pelo Partido dos Trabalhadores. A professora trabalha para conquistar este espaço e já disse que o PT deve evitar a disputa interna, para ir com mais força em 2024. ainda mais que os partidos de centro e direita devem ir divididos para a disputa.
Só falta definir o vice de Jerri
A parceria entre MDB e PP está mais do que consolidada em Dois Irmãos. Após dois mandatos de Tânia da Silva como prefeita, o progressista Jerri Meneghetti buscará a reeleição no ano que vem. A ex-prefeita, hoje assessora de gabinete de Fatima Daudt em Novo Hamburgo, diz que a posição de Jerri está consolidada. Só falta definir quem será seu vice na chapa. Pode, inclusive, ser o atual vice-prefeito, Juarez Stein.
Reverência ao…
…cidadão que não se cansa de ser solidário, especialmente diante de todas essas tragédias provocadas pelas chuvas.