Concerto gratuito reúne crianças e adolescentes de escolas públicas em noite dedicada à música erudita
Nesta quinta-feira, 17 de julho, o Teatro Municipal de São Leopoldo recebe um concerto especial com a participação da Orquestra Jovem, Camerata e grupos de violões da Casa da Música de Porto Alegre. A apresentação tem início às 20h, com entrada gratuita.
Formação musical e inclusão social
Participantes do projeto sociocultural de formação musical promovido pela Associação Amigos da Casa da Música (AACAMUS), as crianças e adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre e região serão os protagonistas do show. O projeto busca, além da formação técnica, estimular o acesso à música erudita como ferramenta de transformação social.“É uma proposta que busca estimular o gosto pela música não só dos alunos, mas também de seus familiares, vizinhos, amigos e colegas, criando um fio condutor de formação de plateia e de fazer artístico”, afirma a diretora artística Angela Diel.
Repertório reúne clássicos e composições contemporâneas
A abertura do concerto será com um duo de violinos formado por Miguel Morais, 12 anos, e Samuel Brum, 13, que interpretarão a peça “Desafio”, do maestro gaúcho Dimitri Cervo, indicado ao Latin Grammy e vencedor de seis troféus Açorianos.
Em seguida, os grupos de violões, sob orientação do professor Marcel Estivalet, apresentarão versões em duos das canções “Scarborough Fair” (Inglaterra) e “Bella Ciao” (Itália).
A Camerata, regida pelo professor Neemias Santos, e a Orquestra Jovem, sob regência de Matheus Coelho e coordenação de Ricardo Chacón, interpretarão obras de compositores como Mendelssohn, Holst e Heitor Villa-Lobos.“Cerca de 70 jovens estarão no palco, em uma etapa importante da formação, que é a apresentação em espaços públicos fora da Casa da Música”, destaca Ricardo Chacón.
Iniciativa tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura
O concerto é uma realização do Ministério da Cultura, em parceria com a AACAMUS e a Casa da Música de Porto Alegre, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto conta com patrocínio da Gedore, TDK e TKE.
LEIA TAMBÉM:
São Leopoldo receberá espetáculo em homenagem a banda Legião Urbana