Que orgulho para Novo Hamburgo! Que orgulho para o Vale do Sinos! O jovem hamburguense Mateus Kuntzler é o mais novo diplomata brasileiro. Kuntzler tem 25 anos, nasceu e sempre viveu em Novo Hamburgo – principalmente na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.
Filho de Neiva e Maurício Kuntzler, o jovem foi campeão mundial de punhobol em 2012, com a seleção brasileira sub-18. Em 2013, campeão mundial de clubes, na África, pela Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH), como também em 2018, na Alemanha, também pela Ginástica.
Mateus é formado em relações internacionais pela UFRGS. “Eu cursei relações internacionais na faculdade, na UFRGS. Eu já notava que me gostava muito de história e geografia”, conta Mateus, sobre o gosto pelo mundo.
PLANOS
“Antes da pandemia, iria me mudar e jogar na Áustria. Mas, começa a pandemia, e esse sonho foi por água abaixo. O que me pareceu mais interessante foi a Diplomacia. Foi uma oportunidade”, conta o jovem, sobre como começa o amor pela profissão.
“Comecei a estudar de manhã, de tarde, e de noite. Estudava muito. Ali foi um momento que aprendi demais”, conta.
O CONCURSO
A prova para Diplomacia Brasileira é extensa. O concomposta por 3 fazes: a primeira, de verdadeiro ou falso, com 7 áreas, inclusive com outras línguas.
A segunda fase, são duas provas dissertativas, casa uma com 5 horas. Uma delas é de Português, e a outra, de Inglês. A terceira fase são 6 provas dissertativas, cada uma com 4 horas, contendo inglês, francês, espanhol e português.
O jovem prestou concurso em 2021, pela primeira vez. Na primeira prova, passou somente pela primeira fase. E, em 2022, passou pela segunda. “Eu usava da minha estratégia por esporte. Persistir, sempre. No esporte, também estamos acostumados a perder. E, precisamos formular uma nova estratégia, e aprender com o erro. Aprendi que precisava treinar, bem como treinava para o punhobol”, conta.
Contando só os simulados, mais de 100 horas de prática. “Fazia simulados para treinar. Se forem somar todas as horas, foram mais de 100 horas”.
OFICIAL
Na semana passada, seu nome apareceu na lista de aprovados. A felicidade tomou conta da família. Agora, o jovem se muda para Brasília. “Me mudo para Brasília, pois a transição será muito rápida este ano. A nomeação deve ocorrer até o dia 2 de julho”, comenta.
“Já assumo o cargo em Brasília, e passo para o instituto Rio Branco, para formação de 2 anos. No início, aprendemos mais a profissão. Será uma grande experiência, e já é uma grande expectativa”, encerra.