A estudante Sofia Nascimento Mazin (17 anos) conquistou medalha de ouro na Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions), realizada na modalidade virtual e cuja cerimônia de premiação ocorreu no dia 18 de junho. É considerada a maior feira de sustentabilidade do mundo.
O evento promove uma compreensão global das questões ambientais e a conquista da sustentabilidade por meio da ciência básica, artes, escrita criativa, engenharia, design e desenvolvimento de negócios. A Genius oferece desafios e oportunidades para estudantes do ensino médio, para incutir neles as habilidades e conhecimentos necessários para serem cidadãos, líderes, cientistas, artistas, escritores, engenheiros e formuladores de políticas do futuro – agentes que promoverão e contribuirão para uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas.
Aluna do terceiro ano do Curso Técnico em Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, desde o início da pandemia Sofia procurou uma alternativa para ajudar a comunidade a lidar com a escassez de recursos. Nesse sentido, criou o projeto “Desenvolvimento em software 3D CAD de válvula exalatória alternativa para respirador mecânico”.
O objetivo da ideia é suprir a demanda por uma válvula que salva milhares de vidas, utilizando tecnologia 3D. Foi possível produzir uma nova válvula em PLA, um material biodegradável produzido a partir de fontes renováveis como vegetais, além de ser um dos mais acessíveis do país, diminuindo o custo da válvula em aproximadamente 94%. O projeto tem orientação do professor Sandro Heleno Auler.
Além da medalha de ouro, ela também ganhou US$ 20 mil por ano, durante quatro anos, totalizando US$ 80 mil, no Instituto de Tecnologia de Rochester, no Estado de Nova York. O evento contou com a participação de estudantes de 57 países.