Que orgulho para Novo Hamburgo. A centenária hamburguense Maria Emília de Mendonça recebeu título de Imortal pela Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). Dona Maria Emília é considerada pela academia como um ‘caso extraordinário e raro’ e é a primeira escritora centenária a receber o título.
A moradora de Novo Hamburgo, tem sua história de vida eternizada nas páginas da autobiografia ‘Encontro das Águas’, lançada em 2019 e escrita por Fabrício Vijales. A homenagem ocorreu na Fundação Scheffel.
A hamburguense Maria Emília, também no ano, foi patrona da Feira do Livro do Município e se tornou integrante da Academia Literária do Vale do Sinos (Alvales). “Não é sempre que encontramos uma escritora e leitora com a idade dela, isso é fora de comum e nos sentimos honrados de conhecê-la. Para nós, é um orgulho”, afirma o presidente da ALBL, João Riél.
“Eu nunca imaginei escrever um livro, mas minha filha me incentivou. Eu estudei até a quarta série, sou filha de pais analfabetos, mas deram estudos para os filhos. Sempre gostei de ler e hoje recebo esta homenagem que mostra que nunca é tarde para fazer o que se gosta”, declarou Maria Emília.
“A maneira de como ela vive com a família, vivia com o marido e com todos é diferente, ela ama, tem empatia”, disse o escritor do livro, Fabrício Vijales. “Após perder o marido ela ficou um pouco perdida, sem saber o que fazer, mas encontrou na leitura a maneira de se reencontrar. Junto com a linda família”, completou Vijales.
Dudu News
Repórter que ama Novo Hamburgo, o nosso Vale do Sinos, o jornalismo e a vida. Conhecido como "o repórter que está onde a notícia acontece", criou, em 2016, o DuduNews, página de abrangência regional, que possui milhões de visualizações e mais de 50 mil seguidores, sendo um dos mais lidos da região. É diretor do valedosinos.org.