O Barco Escola será projetado no estilo catamarã e contará com uma espaçosa sala de aula, capaz de acomodar até 66 pessoas, proporcionando uma experiência educacional única em meio às belezas naturais da região.
Na última segunda-feira, 24, durante a São Leopoldo Fest 2023, o prefeito Ary Vanazzi assinou a ordem de início da construção do tão aguardado Novo Barco Escola. O projeto, que visa fomentar a educação socioambiental sobre o Rio dos Sinos, além de promover pesquisas, ecoturismo e controle e fiscalização ambiental, representa um marco importante para a cidade de São Leopoldo.
O prefeito Vanazzi enfatizou que o Barco Escola não é apenas uma embarcação, mas sim parte integrante de uma política estratégica iniciada em 2005 para restaurar o equilíbrio ambiental, socioambiental e produtivo da cidade. Desde o plano diretor até o mapeamento e proteção de mais de 300 nascentes que abastecem os arroios do Rio dos Sinos, o projeto reflete um compromisso contínuo com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, destacou a relevância da embarcação como uma ferramenta essencial para a educação socioambiental do município. Ao longo dos anos, a Secretaria do Meio Ambiente tem se empenhado em disseminar conhecimento e promover a reconciliação entre o rio e a cidade, seus moradores e moradoras. O lançamento recente do livro do Parque Imperatriz, que registra a história do parque, e a introdução do Barco Escola como uma ferramenta educacional pioneira, demonstram o compromisso da prefeitura com a conscientização ambiental.
O secretário de Educação, professor Ricardo Luz, ressaltou o impacto positivo que o Novo Barco Escola terá no futuro das crianças de São Leopoldo. Ele enfatizou que as crianças são agentes transformadores e que o projeto educacional a bordo do barco será uma contribuição significativa para construir um futuro melhor para as gerações vindouras.
O presidente de Gerenciamento da Bacia do Rio Gravataí, Sérgio Cardoso, também enfatizou a importância da educação como uma ferramenta transformadora. Ele destacou que a vivência dentro do rio proporcionada pelo Barco Escola despertará uma percepção diferenciada sobre o meio ambiente, enriquecendo a experiência educacional com aulas e palestras enriquecedoras.