Palestra na ACI irá discutir o orçamento público e a sua vulnerabilidade para ações de corrupção
O Procurador Adjunto do Ministério Público Especial, órgão vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dr. Geraldo Costa Camino, vem a Novo Hamburgo nesta segunda-feira para falar sobre um dos temas mais inquietantes da atualidade brasileira: o orçamento público.
Tido como um instrumento vulnerável às ações de corrupção no País, o orçamento público é o meio através do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar durante o ano e também fixa a previsão de gastos no mesmo período.
Caminho irá falar sobre a elaboração e a fiscalização do orçamento, em atividade que inicia às 19 horas no auditório da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo (ACI), na rua Joaquim Pedro Soares, 540, 3° andar.
A palestra é uma realização da Câmara Municipal e ACI. Segundo o vereador Ralfe Cardoso (PSOL), que propôs a palestra, os últimos acontecimentos no cenário político nacional reforçam a necessidade de maior controle público dos orçamentos desde a união até os municípios.
“Escândalos como os descobertos pela Operação Navalha seriam evitados se a sociedade tivesse maior incidência no processo de elaboração e fiscalização”, afirma o parlamentar, reiterando que o encontro é aberto ao público.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem desenvolvendo desde o início do ano um programa de conscientização a respeito de como a sociedade pode participar dos processos de elaboração e fiscalização dos orçamentos. Camino é um dos coordenadores da proposta.
Programação
19h: Recepção
19h10min: Abertura
19h15min: Palestra do Dr. Geraldo Costa Camino
20h15min: Perguntas do plenário e respostas da Mesa
20h45min: Encerramento