Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em três locais que atuam com a reciclagem de sucatas, no bairro São Miguel.
Uma operação integrada entre a Guarda Civil Municipal (GCM), equipes de fiscalização ambiental e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), e a Polícia Civil resultou na prisão de um homem, na manhã de quinta-feira, 25 de maio. Coordenada pela equipe do titular da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, André Serrão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em três locais que atuam com a reciclagem de sucatas, no bairro São Miguel. Foram encontrados cerca de 20 hidrômetros, um deles pertencente à autarquia. Além disso, foi constatado dano ambiental, falta de licenciamento e furto de energia elétrica.
O delegado Serrão informou que a operação tem o objetivo de coibir o furto e receptação é realizada para coibir furto de energia e a receptação de fios, cabos de telefonia e de energia elétrica e de baterias da telefonia móvel. “Buscamos frear o avanço de furtos e roubos de cabos e fios de cobre em São Leopoldo”, apontou.
Os danos ambientais verificados pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) se deu por existir contato direto de óleo lubrificante automotivo com o solo. O responsável pelo local foi autuado e poderá receber uma multa de mais de R$ 30 mil. Ele foi orientado a limpar e readequar a forma de armazenamento.
O chefe do Departamento de Monitoramento Ambiental, João Chaves, explica que essa situação causa danos extremamente graves. “Qualquer líquido derramado pode chegar ao lençol freático. Esse é um dos grandes perigos dos vazamentos, aquilo que está na superfície não contamina só o solo, mas também a água. Uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água, e os materiais que compõem um carro demoram séculos para se decompor”, explicou.
Uma equipe do Semae identificou um dos hidrômetros encontrados como sendo da autarquia e pelo registro do boletim de ocorrência foi furtado de uma residência no Centro, no dia 1° de abril.
Foto: Divulgação/PMSL