O último dia da onda de calor deve ter temperaturas elevadas em diversas regiões do estado e risco pontual de temporais
A onda de calor que atua sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias chega ao fim nesta sexta-feira (6), mas ainda deve provocar uma tarde de temperaturas muito altas em grande parte do estado. A previsão indica calor intenso em várias regiões, antes da chegada de uma frente fria que muda o tempo, de acordo com informações da MetSul Meteorologia.
Desde as primeiras horas do dia, os termômetros já sobem rapidamente. Em muitos municípios, a temperatura passa dos 30 °C ainda pela manhã. Durante a tarde, o calor aumenta ainda mais, com máximas que podem se aproximar dos 40 °C em áreas mais
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas devem variar entre 34 °C e 37 °C. Na Serra, os termômetros podem marcar entre 32 °C e 34 °C, principalmente em cidades localizadas em áreas mais abrigadas. No Litoral Norte, o calor também persiste, com máximas previstas entre 31 °C e 34 °C, mantendo os efeitos da onda de calor.
Regiões mais afetadas pela onda de calor no RS
As áreas do Centro, do Noroeste, dos Vales, da Grande Porto Alegre e parte da Serra devem concentrar as maiores temperaturas ao longo do dia. Nessas regiões, o calor deve ser mais intenso durante a tarde, quando a onda de calor atinge seu pico antes da mudança no tempo.
Já no Sul e na Campanha, a mudança no tempo começa a aparecer mais cedo. O aumento de nuvens e a entrada de ar mais frio ajudam a reduzir um pouco as temperaturas, que devem ficar em torno dos 30 °C, após vários dias seguidos de forte onda de calor.
Chuva isolada
Além do calor, há previsão de chuva isolada em alguns pontos do estado ao longo do dia, principalmente em áreas do Sul, Oeste, Centro e parte do Leste gaúcho. A combinação de calor e umidade pode provocar temporais localizados, com pancadas fortes em curto período.
Apesar do risco de chuva mais intensa em pontos específicos, a expectativa é de que os temporais não sejam generalizados. Ainda assim, o cenário reforça que o último dia da onda de calor pode ser marcado por tempo instável em algumas regiões, antes da queda mais ampla das temperaturas nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM: AlphaClin é a primeira clínica multidisciplinar do Sul do país a receber certificação ONA
