A Oktoberfest de Igrejinha abre na edição de 2024 uma Sala Multissensorial que atenderá as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os recursos para a viabilização deste projeto foram obtidos através do Sicoob Maxicrédito, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social da instituição, em favor da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest).
O presidente da entidade, Egon Wallauer, destaca que o valor destinado ao projeto é de R$ 15 mil. “A implantação da Sala Multissensorial é uma prática inclusiva que visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e acessível aos que frequentam a nossa festa”, argumenta.
Ele salienta ainda a ambição da Oktober em permitir que pessoas com diferentes necessidades participem de forma confortável e segura.
LEIA TAMBÉM: 3ª Ruralfest contará com peça “Thiltapes – A Caçada Final”
Espaço acolhedor
Segundo Silvia Bischoff, diretora da Apae de Igrejinha e voluntária da Amifest, a ideia da sala para autistas ocorreu na primeira reunião da Comissão de Acessibilidade, responsável por atender as pessoas com deficiência para que também possuam a melhor experiência junto à Oktoberfest.
“A Sala será implementada em uma das casas enxaimel da Vila Germânica e funcionará durante todos os dias da festa”, conta Silvia.
Para seu funcionamento, uma equipe de voluntários treinada estará à disposição da pessoa com TEA e sua família. “O objetivo é proporcionar um espaço multissensorial para a construção de possibilidades de regulação emocional e integração em situação de crises do processamento sensorial”, destaca a diretora.
A Sala Multissensorial atuará como espaço facilitador no processo de suporte na ampliação da previsibilidade à desorganizadora.
Ações do Sicoob MaxiCrédito
No evento em que anunciou a destinação dos recursos a entidades da região, o presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, explicou que o valor destinado nesta edição é de R$ 3 milhões, visando apoiar ações de interesse coletivo e com estimativa de beneficiar mais de 550 mil pessoas. Ao todo, foram contemplados mais de 400 projetos, em 64 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM: Festival da Imigração Alemã celebra Bicentenário de São Leopoldo