A oficina é uma das oportunidades de geração de renda oferecida aos integrantes do programa Mão na Massa da etapa Canudos
Em mais um investimento na capacitação profissional das pessoas de baixa renda participantes do programa Mão na Massa, iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, que na segunda-feira, dia 06, os 40 integrantes da etapa Canudos participaram de uma oficina de fabricação de sabão na Escola Municipal Francisco Xavier Kuntz.
O trabalho teve como orientadora a voluntária Cláudia Regina da Cruz Boeira, ex-aluna do Mão na Massa na etapa Santo Afonso, primeiro bairro a receber o programa. Na época Cláudia estava desempregada e com a oficina começou a fazer e vender sabão. “Estávamos numa situação difícil. A partir das aulas, descobri que é possível abrir um negócio próprio e ganhar dinheiro com isso,” explica a voluntária.
Segundo a coordenadora do programa, Michele Rousselet, as oficinas revelam alternativas para melhorar as condições de vida dos participantes. “Tudo o que ministramos aqui serve como opção para geração de renda. Depois de aprenderem a fazer determinada atividade propomos a eles que atuem em conjunto formando uma equipe” avalia, lembrando que todos são incentivados a trabalharem de forma integrada.
A diretora de Trabalho de cidadania da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Stcas), Ana Luiza de Abreu, esteve presente na oficina orientando os participantes a trazerem suas carteiras de trabalho, para que passem por uma análise de perfil, facilitando o encaminhamento para vagas de emprego.
Uma das participantes do programa na etapa Canudos, Teresinha Corrêa dos Passos, 58 anos, está confiante em ter a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Pessoas da minha idade encontram muitas dificuldades em conseguir emprego. Com este recurso espero ter uma nova chance,” afirma. A próxima oficina no bairro Canudos do Mão na Massa ocorre no dia 13, onde os participantes vão aprender a fabricar biscoitos de aveia.