Na quarta-feira, 7, o Consórcio São Leopoldo deu continuidade aos trabalhos de revitalização da Rua Independência, em uma importante etapa que envolve a concretagem da pista de rolamento na primeira quadra, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil. Essa fase crucial contempla a aplicação de uma camada de 7cm de concreto, visando garantir a qualidade e durabilidade da via.
Os esforços concentram-se, inicialmente, no lado direito da pista, no sentido da Rua Brasil, e têm previsão de conclusão ainda nesta semana. Após a finalização da concretagem, a pista receberá uma segunda camada de argamassa, com 4cm de espessura, seguida pela colocação dos tradicionais paralelepípedos, que são parte integrante do patrimônio histórico local.
Na quinta-feira, dia 8, uma nova equipe iniciou os trabalhos de colocação das pedras de basalto na calçada do lado direito da Rua Grande. As pedras, com dimensões de 50cmx50cm, estão sendo assentadas sobre uma base de 4cm de pó de brita e cimento. Essa etapa do projeto está prevista para se estender até a próxima semana.
O diretor da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), engenheiro Paulo Kumer, destacou os desafios enfrentados durante o desenvolvimento da obra, incluindo as interferências encontradas, como as fiações antigas e o impacto das chuvas ocorridas nos meses de outubro e novembro. Apesar desses contratempos, o andamento da obra está dentro do planejado.
Ainda no dia 8 de fevereiro, está prevista a conclusão dos trabalhos de capeamento asfáltico no cruzamento entre a Rua Independência e a Rua Osvaldo Aranha, possibilitando a liberação do tráfego de veículos nessa interseção.
Na terça-feira, dia 6, as equipes do Consórcio deram início às obras de macrodrenagem na terceira quadra da Rua Independência, entre a Rua Osvaldo Aranha e a Rua João Neves da Fontoura, com a instalação de canos de 800mm da rede pluvial.
Já na primeira quadra, entre a Avenida Dom João Becker e a Rua Brasil, o serviço de concretagem da calçada do lado esquerdo está previsto para ser concluído também no dia 8 de fevereiro.
Enquanto isso, na segunda quadra, o Consórcio São Leopoldo continua os trabalhos de ligação das redes domiciliares e prediais na rede pluvial e na rede de esgoto cloacal, após a finalização da macrodrenagem nessas redes.