Pirulim: um peixe especial que narra a agonia do Rio dos Sinos durante a mortandade de toneladas de peixes
O livro infantil Pirulim, da escritora camponense, Rosangela Mariano surgiu da escrita do poema “Crime” que conquistou o 2º lugar no VI Concurso de “Contos, Crônicas e Poemas”, de 2007, promovido pela Faculdade de Taquara – Faccat.
A escritora Rosangela conta que achou a mortandade dos peixes do Rio dos Sinos tão cruel que, praticamente, o poema “nasceu” na alma dela muito rápido. Segundo ela, só depois, em janeiro de 2007, é que surgiu a história de um peixinho que vivia, sim, feliz ao lado de sua família, até… até notar que algo muito estranho estava acontecendo com o seu lar, no caso, as águas do rio.
Segundo Rosangela, no início, o título era “Triste história” e não era uma historinha, era um artigo apenas. Quando enviei à Editora Litteris (RJ), já era uma narrativa e foi avaliada pelos Editores e aprovada para ser publicada.
Este é o terceiro livro de Rosangela publicado pela Editora carioca. A produção é totalmente independente. A faixa etária: até 10 anos de idade, embora venha sendo lido por alunos maiores.O livro se encontra na Livraria Digital do Novo Shooping e, provavelmente, o lançamento será no mês de maio. “Até lá continuarei divulgando meu livro em escolas e feiras de livro da região”, adianta Rosangela Mariano.
Conheça o poema que inspirou o livro e que foi classificado em 2007, no concurso da Faccat:
Crime
Agonia, torturante realidade, inconcebível… O massacre de nossos peixes, a morte de nosso rio! Desumano, incoerente, imagem fria e cruel… Águas tingidas de espanto e luto. Um eco de dor repercutindo no infinito – quase um grito!
Um rio que agoniza, sol que escurece, brisa que chora, pedras que gemem – um lamento! Peixes que sucumbem no adeus do momento…