A Avenida Presidente Lucena, em Ivoti, está passando por intervenção na infraestrutura da rede de abastecimento. O projeto, que inclui a substituição e expansão, busca separar a adução da distribuição; reduzir vazamentos e perdas de água; além de melhorar o controle de pressão e diminuir a necessidade de intervenções na principal avenida da cidade.
Com um investimento estimado em mais de R$ 2 milhões, a Água de Ivoti já deu início à substituição de 5,2 km da rede de distribuição atual, além da instalação de uma nova rede adutora de 1,8 km. O trabalho será feito de forma gradual, avançando por trechos ao longo de ambos os lados da Avenida. A cada trecho concluído, a pavimentação asfáltica será restaurada.

As três etapas
A primeira tapa começou no entroncamento com a rua Peru e vai até a Liberdade, próxima à Nutrifrango. A previsão é que a pavimentação deste trecho seja realizada na próxima semana. A segunda etapa já está em andamento, sendo executadas a substituição da rede e a instalação da adutora entre Liberdade e Praça Neldo Holler. A última etapa abrangerá o trecho até a rua 14 de Julho, no bairro Brasília.
Materiais e tecnologia
As redes de distribuição e adução são unificadas, o que aumenta a pressão e provocava vazamentos na via. “A separação entre distribuição e adução é fundamental para o controle da pressão e a melhoria do abastecimento”, explica Bianca Wurlitzer Castillo, Coordenadora de Planejamento da Autarquia Água de Ivoti.
Ela descreve o processo, no qual uma rede é responsável pelo abastecimento do poço, enquanto a outra faz a distribuição para as residências.Bianca destaca ainda os materiais utilizados, que têm uma vida útil estimada de 100 anos. Na obra está sendo usada a “técnica de termofusão” para união dos tubos. Essa seria uma solda durável, que reduz o número de peças e minimizando o risco de vazamentos nas junções.
