A 5 Bayas – casa do gourmet trouxe a cidade o expert no assunto, Nelo Linguanotto, para falar sobre o “Mundo das Ervas e especiarias”
A loja 5 Bayas Especiarias – a casa do gourmet, especializada em produtos diferenciados, temperos exóticos, azeites e iguarias de vários paises, está disponibilizando em sua loja, 125 especiarias da Bombay Herbs e Spices, produtos feitos pela primeira loja de temperos e pimentas do Brasil. Para falar sobre o uso e particularidades de temperos e especiarias, a 5 Bayas trouxe a Novo Hamburgo, o experrt no assunto, Nelusko Linguanotto Neto (Nelo), nesta terça-feira, 10.
Nelo Linguanotto é o proprietário Bombay Food Service e da Bombay Herbs & Spices, e conta com experiência de gerações, já que seu bisavó de origem italiana lançou o primeiro produto alimentício em 1913. O evento da 5 Bayas foi dividido em três etapas. Em um primeiro momento, às 12h30, alguns convidados e imprensa puderam conferir várias dicas, conhecer novos condimentos e apreciar deliciosas receitas retiradas dos livros “Dicionário Gastronômico Ervas & Especiarias” e “Dicionário Gastronômico Pimentas” de Nelo Linguanotto, e produzidas pela Confeitaria Bier.
Linguanoto diz que através das empresas que trabalhou e com outras parcerias, conseguiu viajar o mundo e conhecer os mais variados temperos. “Me especializei em pesquisar e facilitar a vida de pessoas que desejam buscar mais sabor no preparo da comida”. Segundo ele, o crescimento dos cursos e faculdades de gastronomia, mostram que as pessoas estão interessadas em aprender a fazer um bom prato e também a conhecerem coisas diferentes.
“O brasileiro ainda tem muitos paradigmas em relação a gastronomia, como achar que cravo e canela só serve pra doce e pimenta só pra salgados. Eu já comi uma sobremesa deliciosa de pêra com louro, e muita gente pensa que ele é bom só para temperar o feijão. Mas você também precisa estar aberto a experimentar coisas novas. Mas aos poucos, isso está mudando”, afirmou.
Outro ponto ressaltado por Nelo, é que o Brasil produz uma quantidade pequena de especiarias, sendo que se pode considerar como produção de alta escala somente a pimenta do reino e cravo-da-índia, o resto todo é importado. E dos produtos que chegam ao país, nem todos são produzidos e enviados com uma boa qualidade, o que justifica a variação de preços entre os produtos e alteração de sabor.
“O tempero não representa um grama do prato que está sendo preparado. Por isso, quando for comprar um tempero, um condimento, compre o que há de melhor. Eles duram bastante e vale a pena usar um produto de qualidade para não comprometer o prato”, afirma Linguanotto.
Durante a tarde desta terça-feira, o encontro ocorreu com diversos gourmert do Estado, com demonstrações de sabores, aromas e técnicas. Na palestra das 19h30, o tema também era “O Mundo das Ervas e Especiarias”, mas com linguagem menos técnica, também no conjunto comercial Arcobaleno, na Av. Maurício Cardoso, 931, loja 08, em Novo Hamburgo.
Para a proprietária da 5 Bayas, Luciane Bondan Schorr, “a presença de Nelo Linguanotto abre uma nova etapa da loja, que deseja também ser um recanto para encontros e troca de informações entre gourmets e apreciadores da boa cozinha”.
Pratos servidos no evento. Creme de abóbora com gorgonzola e funcho; Bombons de chocolate com pimenta; Macarrão colorido com molho branco e erva-doce. As receitas foram retiradas dos livros de Nelo Linguanotto e produzidas pela Confeitaria Bier