Palestrantes universitários apresentarão o período em que o Brasil foi governado por punhos de ferro
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo trará palestrantes universitários, de segunda a quarta-feira, 29 a 31 de outubro, para abordar a estudantes locais o tema “Ditadura Nunca Mais”. A atividade é voltada especialmente para jovens e adolescentes das escolas do município, que poderão participar mediante inscrições a serem feitas até sexta-feira, dia 26, através do telefone 3594.0553.
Mais de 500 estudantes das escolas Santa Catarina, 25 de Julho, Senador Alberto Pasqualini, Wolfran Metzler, Clemente Pinto, Airton Senna, Boa Saúde, Feevale e Unisinos já estão inscritos. Os organizadores esperam reunir mais de mil estudantes nos três dias. O espaço do plenário da Câmara é para 200 alunos por turno e por isso a necessidade dos estudantes realizarem suas inscrições antecipadamente.
Conforme pesquisa publicada pela Fundação Perseu Abramo, 47% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos admitem o retorno do regime militar. “Temos convicção que esse dado tem relação com a falta de informação”, argumenta o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Ralfe Cardoso, justificando a realização da jornada.
Os palestrantes são professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e Unisinos. No dia 30 de outubro, a Câmara entrega o Prêmio Vladimir Herzog a pessoas físicas e jurídicas de destaque na defesa dos direitos humanos. Ralfe informa ainda que a comunidade em geral poderá apreciar uma exposição sobre o assunto, que estará aberta a visitação no mesmo período.