Esta quarta-feira, 19, marca o último dia do verão e abre espaço para a entrada do outono no hemisfério Sul
O outono 2008 começa às 2h48min desta quinta-feira, dia 20 de março, devendo se estender até 20 de junho. O verão está dando os seus últimos suspiros por aqui no hemisfério Sul. Como os cientistas explicam as estações climáticas? Segundo eles, as estações são resultados principalmente da posição do eixo inclinado da Terra. Devido a inclinação aproximada de 23,5º do eixo de rotação da Terra, em relação ao eixo perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol, numa dada época do ano, um dos hemisférios (Sul ou Norte) fica mais voltado para o Sol. Neste hemisfério, então, é verão, enquanto que no outro é inverno. Seis meses depois a situação se inverte.
O dia 20 de março é um dia expressivo considerando que ele marcará o início do outono para todos aqueles que vivem abaixo da linha do equador. O outono é um período de transição entre o verão e o início do inverno. Ele se caracteriza pelo amarelar das folhas das árvores, numa clara manifestação da natureza sobre a passagem das estações.
No imaginário popular, o início do outono abre um tempo de colheitas e de semeaduras. Tempo bom. Tempo bom para colher os frutos da semeadura do passado, para abrir as portas do futuro e semear novos procedimentos, novas práticas, desejos e idéias.
Tem ainda uma curiosidade que as pessoas idosas relatam constantemente as novas gerações: a noite de 21 de março e o dia terão exatamente a mesma duração. A explicação cientifica é que em 21 de março, a Terra posiciona-se de forma que os dois hemisférios (Norte e Sul) encontram-se igualmente voltados para o Sol, tornando dia e noite como períodos de mesma duração.