Será em agosto, em data ainda a definir. O PSDB realiza suas convenções municipais pouco mais de um ano antes das eleições de 2024. Em Novo Hamburgo vai ter disputa e ela promete ser acirrada. Chapa de consenso parece ser uma realidade distante de interesses diversos. Mas afinal, o que está por trás disso?
O atual presidente é Lineo Baum, chefe de gabinete de Fatima Daudt, hoje do MDB. Meses atrás ele teria dito a outros tucanos que estaria seguindo os passos da prefeita. Se desenhou a possibilidade de renúncia e posse de Joel Gross, atual vice-presidente, ou Raizer Ferreira. Quando o assunto se tornou público, Logo voltou atrás e em reunião da Executiva “disse ao povo que fica”. E justificou como um desejo de seus familiares.
Semana passada, na Câmara de Vereadores, o Espaço do Ávila questionou o tucano sobre a situação e ele fica ou sai do PSDB e ele resumiu com uma frase: “O futuro dirá”. Esta semana, perguntamos por WhatsApp sobre a inscrição de chapa. A resposta: “Como já acontece em anos anteriores, a discussão para escolha do Diretório será feita com os filiados!” Ou seja, não respondeu.
Ao que parece, há um movimento orientado para que o partido, vencedor nas duas últimas eleições municipais com Fátima (só no ano passado ela migrou para o MDB), tenha disputa interna. Por que? Este tipo de embate costuma abrir feridas, por vezes difíceis de cicatrizar.
Outras lideranças terão chapa
Se o atual Diretório, formado em grande parte por cargos de confiança na Prefeitura, pretende se manter no comando, há movimento de pessoas próximas ao deputado federal Lucas Redecker que pretende assumir o partido com o objetivo de “manter o PSDB forte”. Estão no movimento o ex-secretário Naasom Luciano, do vice-prefeito Márcio Lüders, e dos vereadores Ica Ritter, Raizer Ferreira, Tita dos Santos e Vladi Lourenço.
Distanciamento
Pelos movimentos atuais, vai de distanciando a possibilidade de MDB e PSDB estarem juntos em Novo Hamburgo nas eleições do ano que vem. É impossível? Não, claro que não! Mas vai ser preciso um ajuste das peças para que a parceria que deu certo em 2020 se repita.
Virão novos convites
Lideranças do MDB e PSDB que questionaram Diogo Leuck sobre ele ter sido citado “pelo outro” partido que se preparem: nos próximos dias ele vai receber pelo menos três convites para filiação. Mas repito o que escrevi essa semana: apesar de lembrado por algumas siglas, o empresário, presidente da ACI-NH, diz que não é momento de se dedicar à política. No futuro, quem sabe!
Leuck é lembrado pelo simples fato de ser uma pessoa influente, de posição e que inspira confiança. E, como se brinca com ele: é grande não só no tamanho.
Distrito Industrial ampliado
Enquanto Novo Hamburgo discute levar distrito industrial para Lomba Grande, onde nem estrutura viária existe – está nos estudos do Plano Diretor -, São Leopoldo fala em ampliação de uma das três áreas do Município exclusiva para indústrias. A informação foi dada pelo prefeito Ary Vanazzi, segunda-feira, durante a coletiva de imprensa que anunciou a construção do Hospital Doctor Clin em solo leopoldense.
Reverência ao…
…secretário da Fazenda de Novo Hamburgo, Betinho dos Reis, e sua esposa, Carla. Eles já estão na terceira panelada de mocotó, só neste ano. Trabalham dois dias em frente a um fogão para vender porções e destinar o lucro para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Hamburgo (APAE-NH).