O drama da Casa de Bombas com a previsão de novas chuvas
Basta chover acima da média, que a Casa de Bombas do Arroio Gauchinho, no limite entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, entra no centro das atenções. Foi assim na passagem do ciclone extratropical de três semanas atrás. Agora a previsão é de mais chuva, o que faz aumentar a tensão, especialmente porque só uma das sete está funcionando – empresa responsável pela manutenção pretende reinstalar parte das danificadas até sexta-feira, 7.
Não é o uso que estraga as bombas. É o lixo. Não é o poder público que coloca lixo nos arroios. É o cidadão. A falta de consciência de quem não descarta seus resíduos do jeito correto traz problemas para quem mora nas regiões mais baixas. E os milhões que as prefeituras vão destinar aos atingidos deixam de ser aplicados em outras necessidades.
Tem mais: o assunto Casa de Bombas não pode ser tratado de forma isolada e sim como um sistema que vai de Novo Hamburgo até São Leopoldo. Outra: os moradores precisam entender que o funcionamento das bombas não evita o alagamento em dias de enxurrada e sim acelera a volta do nível normal do arroio. O que não pode, é fazer o que alguns políticos fizeram, de culpar o funcionamento precário pela invasão da água nas casas. “Se as bombas estivessem funcionando sua casa não teria sido atingida.” Mentira.
Convênio pode ser a solução
O que se busca, agora, é uma solução definitiva. São Leopoldo quer assumir a Casa de Bombas que fica em Novo Hamburgo – uma das oito do sistema. Mas isso só seria possível mediante convênio, como por exemplo a Prefeitura hamburguense se responsabilizar pelo desassoreamento do Gauchinho, nos dois lados da margem. Semana que em acontece a primeira reunião mediada pelo Ministério Público, com participação de técnicos dos dois municípios. Comissões estão sendo montadas. Oxalá resolvam.
Preparar, apontar… fogo!


A prefeita de Sapiranga, Carina Nath (PP), conversa muito sobre as eleições municipais do próximo ano. Tanto com os cidadãos, em suas agendas pelos bairros, quanto com lideranças políticas. Desde que assumiu o comando do Progressistas, tem feito reuniões. Somada a agenda política com a de prefeita, o nível de estresse aumentou. E onde ela encontrou um jeito de desestressar? Num estande de tiro. Regra é “no stress”.
PDT de Taquara anuncia pré-candidato


Lideranças do PDT anunciaram esta semana a pré-candidatura do advogado Marcos Vinicius Carniel a prefeito de Taquara. O encontro, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, reuniu mais de 500 pessoas, entre filiados e simpatizantes. Também estiveram presentes o prefeito de Riozinho, Marquinhos Pretto; o deputado federal Pompeo de Mattos e o presidente Estadual do PDT Ciro Simoni. O anúncio da pré-candidatura de Carniel foi feito pelo prefeito de Parobé Diego Picucha.
Reverência às…
…pessoas que apoiam campanhas solidárias, tais como as Vakinhas para os colegas Aurélio Decker e Jairo Kuba.