A voz da urna é soberana. E se torna ainda mais significativa quando a vitória do eleito é esmagadora, como aconteceu em Novo Hamburgo. Gustavo Finck, de vereador menos votado entre os eleitos de 2020, se elege prefeito com 63 mil votos em 2024. Mais de 40 mil de folga do segundo colocado. Espera, agora, a diplomação, que deve ocorrer na metade de dezembro, e a posse, em janeiro.
Até lá, muito trabalho. Tem a transição, o estudo da reforma administrativa que deve propor no primeiro mês de governo, a composição de sua equipe. E muitas reuniões.
Para Finck, o dia 6 de outubro, mesmo que esteja próximo, é passado. Ele precisa é se concentrar no presente para projetar o futuro de Novo Hamburgo. Ou seja, a eleição terminou, como também acabou para a atual gestão, que tem dois meses de trabalho pela frente.
Nós, cidadãos e eleitores, dispensamos discursos rasos. Cada um tem que fazer a sua parte, conforme a legitimidade que tem. Sendo um bom ganhador, quem venceu; e um bom perdedor, quem teve o projeto derrotado nas urnas.
Paralelepípedos à mostra na Bento
A obra de recapagem asfáltica da Rua Bento Gonçalves, no Centro de Novo Hamburgo, revelou, a quem não sabia, que a via era pavimentada com paralelepípedos. O trecho à mostra, em frente ao Banrisul, chamou a atenção pela qualidade: alinhados e nivelados. Então, pergunto (e jogue o primeiro paralelepípedo quem discorda): ao invés de gastar milhões em asfalto novo, por que não remover o velho e devolver a velha característica da rua? Até o meio ambiente iria gostar, pois trata-se de piso permeável. Mas sim, numa sociedade egoísta e imediatista, é melhor pensar nos carros do que no meio ambiente. Mas deixo meu registro.
Senador vem anunciar verba para aeroporto
O agora Aeroporto Regional Aviador Pedro Adams Neto deve receber, ainda esta semana, a visita do senador Luiz Carlos Heinze. O progressista sinalizou com a destinação de R$ 2 milhões em emendas para pavimentar a pista de 1,2 mil metros e, mesmo que esteja anunciada, quer vir pessoalmente a Novo Hamburgo fazer a entrega simbólica. O cercamento do aeródromo já foi feito com recurso destinado por Heinze.
Futura secretária prestigia o FEL
Primeira-dama de Esteio e cotada para ser a secretária de Governança e Gestão do prefeito eleito Gustavo Finck, a advogada Andrea Schneider Pascoal prestigiou, esta semana, o Fórum de Empreendedores Locais, em Novo Hamburgo. Andrea, que é hamburguense, integra a equipe de transição do futuro governo.
Sapiranga pode ter fórum empreendedor
O secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Tecnologia de Sapiranga, Jeferson Pinheiro, está atento aos movimentos do setor econômico da região. Também esteve no Fórum de Empreendedores Locais, promovido pelo Bora Club, e pretende levar o modelo para a Cidade das Rosas no próximo ano. As tratativas já iniciaram. E bons gases não faltam na terra do voo livre.
Novembro é o mês de “passar o pires”
Na segunda semana de novembro, prefeitos reeleitos e eleitos vão “passar o pires” em Brasília. Antes do início do recesso parlamentar do Congresso Nacional, vão chegar juntos nos deputados e senadores gaúchos, em busca de recursos para seus municípios. Na semana que antecede encontro da Confederação Nacional dos Município, aproveitam para pleitear emendas.
Justo reconhecimento ao Betinho dos Reis
Esta semana, a Câmara de Novo Hamburgo promoveu sessão solene para entrega do reconhecimento ao servidor público, ativo ou inativo. Indicado pelo vereador Ricardo Ica Ritter (MDB), Betinho dos Reis, com mais de 40 anos de serviço público, não pode comparecer. Tinha outra agenda para o dia. Mas agradeceu a deferência por meio de ofício. Ele, que deixa a Prefeitura no dia 31 de dezembro.
Como se desenha a base de Finck
Como me foi demandado por um leitor, lá vai: o futuro prefeito de Novo Hamburgo tem, de cara, cinco vereadores em sua base: Cristiano Coller, Giovani Caju e Deza Guerreiro, do PP; Juliano Souto, do PL; e Joelson Araújo, do Republicanos. Nos bastidores, há conversas para aproximação com Éliton Ávila e Tarcísio Hemmig, do Podemos; Daia Hanich e Nor Boeno, do MDB. Outra possibilidade é Felipe Kuhn Braun, do PSDB. Gustavo Finck não faz questão de se aproximar de Ito Luciano (Podemos) e Ica Ritter (MDB). Completam a câmara os petistas Enio Brizola e Luciana Martins.