Segunda-feira, 18, 7:45 da manhã. Dois caminhões da Mecanicapina, prestadora de serviços da Prefeitura de Novo Hamburgo, transitam tranquilamente pela Rua General Daltro Filho, no sítio histórico. O problema: é proibido o trânsito de veículos pesados naquele trecho, justamente por causa do casario mais que centenário.
O caso não é isolado. Diariamente, caminhões circulam por ali. E a cada solavanco num desnível do asfalto, uma rachadura nova aparece ou outra já existente aumenta nos prédios feitos de tijolos e barro.
Sinal de alerta virou autorização
Tem mais sobre o trânsito: sinal de alerta dos veículos, aquele piscante, virou autorização para que motoristas de aplicativo parem em fila dupla ou onde não pode, para embarque e desembarque de passageiros.
O que dizer de pais nas escolas?
Querem mais? Deem uma circulada por perto de escolas nos horários de chegada e saída dos estudantes. Muitos pais também param em fila dupla para o filho (ou filha) descer tranquilamente, atravessar a rua e entrar no pátio da instituição.
É chegada a hora do poder público agir
Estamos na semana nacional do trânsito. É muito bonito ver setores da Prefeitura em reunião, definindo ações e postando fotos em redes sociais dos encontros. Mas de prático, o que estão fazendo?
Até quando vamos ver veículos pesados desfilando por Hamburgo Velho? Até quando vamos ver motoristas de aplicativo pararem onde bem querem? Até quando os pais vão continuar parando em fila dupla no portão de escolas?
MP pede explicações
Viagem do vereador Raizer Ferreira a Brasília foi denunciada ao Ministério Público por um colega de Plenário. Motivo: o período coincidiu com o Congresso Nacional do PSDB, partido de Raizer. O parlamentar viajou autorizado, inclusive a ressarcir os valores gastos. Mas informou que abriu mão. E já apresentou seus argumentos para justificar a viagem: reuniões em diversos ministérios e com parlamentares para solicitar recursos ao Município.
Revisão no PPA estima 18% a mais na arrecadação
A Câmara de Novo Hamburgo deu início à votação dos novos valores propostos pela Prefeitura para o Plano Plurianual (PPA). Aprovado por oito votos favoráveis com cinco contrários, em primeiro turno, o projeto revisa integralmente os anexos da peça orçamentária, que contempla as previsões de receita e investimentos do Município até 2025. Com diversas modificações para os próximos dois anos, as novas planilhas apontam um acréscimo total de R$ 621,4 milhões na estimativa de arrecadação para o período. Apenas a área da saúde, que já concentrava a segunda maior fatia de recursos, receberá um aumento de quase R$ 81,6 milhões para aplicação em serviços diretos à população.
Reverência à…
…Câmara de Novo Hamburgo pelo reconhecimento a profissionais da segurança pública que se destacaram no exercício da função. Sessão solene de reconhecimento foi presidida pelo vereador Inspetor Luz, que é policial civil.