Este é o foco do curso de extensão Jardinagem Gastronômica, Unisinos, que aborda o retorno de ervas e especiarias à culinária .
Ervas e especiarias, em especial as cultivadas no seio dos lares, voltam a ocupar um lugar de destaque na culinária. O curso de extensão Jardinagem Gastronômica – O aroma do jardim no sabor da cozinha, que se inicia em 7/11, nasce com o objetivo de dar conta desse retorno, instrumentalizando o aluno a plantá-las e a melhor utilizá-las nas receitas.
Afinal, embora muitas dessas ervas estejam disponíveis nos supermercados, em forma seca ou fresca, as pessoas ainda procuram o prazer de cultivá-las, seja em espaços limitados, como um pequeno jardim, floreiras, vasos e balcões iluminados junto à janela, ou em locais mais amplos, como as hortas.
No curso, além de conhecer as plantas, com ênfase nas partes utilizadas, o aluno terá a oportunidade de efetuar o plantio de algumas ervas, conhecendo o cultivo, a rega e a nutrição corretos. Também aprenderá o controle natural de pragas, visto que resíduos de inseticidas devem ser evitados em plantas utilizadas na preparação de alimentos. Informações básicas sobre a colheita, secagem e armazenamento também serão fornecidas.
Como atividade prática, cada participante plantará seu próprio vaso de ervas, levando-o consigo para casa. Na segunda parte do programa, as ervas serão abordadas sob o ponto de vista específico da Gastronomia, em aula prática de cozinha, em que um chef ensinará a elaborar azeites, manteigas e vinagres aromatizados, além de pães e condimentos.
Informações e inscrições: (51) 3591 1122 e www.unisinos.br/extensao.